Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Paola Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17588 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777101 | - |
Descrição: dc.description | This research aims at understanding the information and technology implementation process at a district public school in Sapucaia city. Several aspects of the process have been studied such as: the main characteristics; the context underline literacy conceptions and the meanings built by the people who have participated within the whole process. An ethnographic case study has been proved to be the suitable methodological approach to this research by a number of reasons such as: the data collection techniques; the emphasis over the research process; the focus on the participant subjects meaning constructions; the possibilities to make observation of facts as they happen; the time allowed for the field work; the possibility to use a large amount of descriptive data; finally, the use of an open and flexible research design. The data analysis has taken into consideration three dimensions proposed by André (2003) to study the school daily practices: organizational; pedagogical and cultural. The results have shown that the political issues are central not only to the local educational authority, but also to the school and its participant subjects. The teacher s information and technology training leads them to a behaviorist teaching practice approach even though communication innovations have already been implemented. The information education technologies alone do not bring about changes; in order to be a useful knowledge construction tool such technologies need to be soundly incorporated within the school context. The conclusions point out that the more new information technologies are imposed over the school the more the school builds artificial mechanisms to become framed to such requirements even though inappropriate and unproductive. The arrival of information and technology in the school context examined over the research has lead to changes in the material bases for the implementation but not necessarily towards the teaching practices. The results suggest that such practices become anchored to old and traditional paradigms. Despite the fact that information devices, such as the personal computer, have become an object of desire or a sacredly fetish, the school participant subjects do not understand clearly the functions and specially the educational role of the information and technology. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O estudo de caso etnográfico foi a opção metodológica e foi desenvolvido, basicamente, pela utilização das técnicas de coleta de dados; pela ênfase no processo durante a pesquisa; pela preocupação com a apreensão dos significados construídos pelos sujeitos observados; pela observação de situações em sua manifestação natural; pelo tempo de permanência no campo; pelo uso de grande quantidade de dados descritivos; e, finalmente, pela utilização de um plano de trabalho aberto e flexível. A análise dos dados se desdobrou em três dimensões propostas por André (2003) no estudo da prática escolar cotidiana, a saber: a organizacional, a pedagógica e a cultural. Os resultados dessa análise mostraram que : a questão política é determinante para o município, a escola e os sujeitos; a formação das professoras leva-as a uma perspectiva comportamentalista da prática pedagógica, mesmo a partir da inserção das novas tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar; as tecnologias em si não trazem mudanças - precisam ser adequadamente incorporadas na escola para que se tornem ferramentas no processo de construção de conhecimento. Posto isso, podemos concluir que a escola, se sentindo obrigada a receber as novas tecnologias da informação e comunicação, acaba enquadrandoas, numa transposição nem sempre adequada e eficaz, levando a uma mudança no suporte, mas não nas práticas pedagógicas, que continuam ancoradas em velhos paradigmas. Com isso, o computador se tornou objeto de desejo, fetiche sacralizado, sem garantia da compreensão de sua função e papel, especialmente no contexto educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sapucaia, RJ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and technology in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnographic case study | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Em tempos de computador e internet: um estudo sobre a implantação de uma sala de informática em uma escola pública municipal na cidade de Sapucaia/RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: