
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos Filho, Américo da Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodriguez y Rodriguez, Martius Vicente | - |
| Autor(es): dc.contributor | Leão, Maurício de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Gabriel Máximo de Figueiredo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28373 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777100 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo principal avaliar os impactos do mapeamento e melhoria de processos nas atividades administrativas de uma escola de pequeno porte, a partir de um estudo de caso aplicado em uma instituição privada situada na cidade de São Gonçalo, denominada Centro Educacional Morais Corrêa. Em termos teóricos, foi utilizada pesquisa bibliográfica sobre os conceitos que permeiam a Gestão por Processos. Em seguida, por meio de entrevistas e observação direta, foram desenvolvidos o mapeamento e a modelagem sobre os principais processos críticos, chegando nos modelos As Is e To be. Levando em consideração o aperfeiçoamento dos processos analisados, foram propostas melhorias e planos de ação. Desta forma, foi possível verificar que os resultados obtidos nesta pesquisa oram satisfatórios, visto que as ferramentas de mapeamento e modelagem promoveram um melhor entendimento por parte da gestão da escola sobre os seus processos administrativos e quais eram seus principais gargalos e oportunidades de melhoria. Por fim, aponta-se como limitação da pesquisa o fato de não ter sido possível o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das melhorias propostas, ficando como sugestão à futuros estudos o aprofundamento da análise a partir dos indicadores de desempenho apresentados. | - |
| Descrição: dc.description | The main objective of this study is to measure the impacts of mapping and process improvement on the administrative processes of a small size school, based on a case study applied in a private institution located in the city of São Gonçalo, named Centro Educacional Morais Corrêa. In theoretical terms, bibliographical research was used on the concepts that permeate Process Management. Then, through interviews and direct observation, mapping and modeling were developed on the main critical processes, reaching the As Is and To be models. Refinements and action plans were also proposed, considering the improvement of the analyzed processes. Therefore, it was possible to verify that the results obtained in this research were satisfactory, since the mapping and modeling tools promoted a better understanding by the school management about its administrative processes and what were its main bottlenecks and opportunities for improvement. Finally, the research’s limitation is the fact that it was not possible to follow the results obtained from the proposed improvements, and future studies are suggested to deepen the analysis from the performance indicators presented. | - |
| Descrição: dc.description | 48 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão por processos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Melhoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão por processos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de empresa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão de processos de negócio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Process | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Process management | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Improvement | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School | - |
| Título: dc.title | Mapeamento e melhoria de processos: um estudo de caso em uma instituição de ensino de pequeno porte | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: