Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bayma, Andréa Cristina Pavão | - |
Autor(es): dc.contributor | Nobre, Domingos Barros | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Rodrigo Torquato da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Alexandra da Silva Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1517 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777096 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, nesse período, uma única turma, ao longo do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Observou-se, no segundo ano, um grande rodízio de professoras. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que, apesar de inovador, o "Método Sandra Bozza" depende do conhecimento e da prática do professor em relação a ele. Notou-se, ainda, que, ao final do segundo ano, os resultados esperados pelo Projeto Político Pedagógico da escola (ampliar o processo de alfabetização, como forma de comunicação, utilizando-se dos usos sociais da leitura e escrita) não foram plenamente alcançados. Apesar de o processo de alfabetização ter sido prejudicado pela alternância de professoras, e de nem todas terem conhecimento e experiência com o método adotado, a escola considerou o resultado satisfatório, uma vez que todos os alunos, embora em estágios diferentes, concluíram o segundo ano sabendo ler e escrever, o que, infelizmente, não é usual na rede municipal de Angra dos Reis | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor alfabetizador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática cotidiana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angra dos Reis (RJ) | - |
Título: dc.title | Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: