Alfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBayma, Andréa Cristina Pavão-
Autor(es): dc.contributorNobre, Domingos Barros-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Torquato da-
Autor(es): dc.creatorSantos, Alexandra da Silva Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1517-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777096-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral desta pesquisa foi, através de estudo longitudinal, conhecer e compreender as práticas utilizadas na alfabetização em uma escola municipal situada na periferia do município de Angra dos Reis. Foi acompanhada, nesse período, uma única turma, ao longo do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Observou-se, no segundo ano, um grande rodízio de professoras. Ao final da pesquisa, chegou-se à conclusão de que, apesar de inovador, o "Método Sandra Bozza" depende do conhecimento e da prática do professor em relação a ele. Notou-se, ainda, que, ao final do segundo ano, os resultados esperados pelo Projeto Político Pedagógico da escola (ampliar o processo de alfabetização, como forma de comunicação, utilizando-se dos usos sociais da leitura e escrita) não foram plenamente alcançados. Apesar de o processo de alfabetização ter sido prejudicado pela alternância de professoras, e de nem todas terem conhecimento e experiência com o método adotado, a escola considerou o resultado satisfatório, uma vez que todos os alunos, embora em estágios diferentes, concluíram o segundo ano sabendo ler e escrever, o que, infelizmente, não é usual na rede municipal de Angra dos Reis-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor alfabetizador-
Palavras-chave: dc.subjectPrática cotidiana-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Título: dc.titleAlfabetização em uma escola municipal em Angra dos Reis: desafios e possibilidades-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.