DIAGNÓSTICO DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, SUPRIMENTO E CONSTRUÇÃO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLO CASO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS BRASILEIRA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:59874514522-
Autor(es): dc.contributorFrança, Sergio Luiz Braga-
Autor(es): dc.contributorCPF:69784578422-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Marlene Jesus Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:67518594522-
Autor(es): dc.creatorSalinas, Sidney de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-07-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20799-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777095-
Descrição: dc.descriptionA indústria de petróleo e gás é uma das mais importantes do Brasil onde está previsto o desembolso em novos empreendimentos, na faixa de 220,6 bilhões de dólares entre 2014 e 2018. Isso requer que as empresas de Engenharia, Suprimento e Construção (EPC) que implementarão esses empreendimentos possuam sistemas de gestão de qualidade eficazes para assegurar os prazos, custos, recursos e resultados esperados. O Centro de Excelência de EPC (CE-EPC) da Indústria de Petróleo e Gás Brasileira (IPGB) foi fundado em 2008, como parte integrante do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo (PROMINP), com a finalidade de inserir a competitividade na indústria de petróleo e gás brasileira sendo que atualmente é constituído por 3 empresas operadoras, que são Petrobras, Shell e Statoil, onde existem 31 empresas associadas, 18 entidades de classe, 15 entidades de ensino e de pesquisa. No Brasil não foi identificado um diagnóstico sobre publicações e boas práticas de sistemas de gestão da qualidade com foco nas empresas do Centro de Excelência em EPC baseadas em normas e práticas nacionais e internacionais reconhecidas visando a melhoria contínua do seu desempenho. O objetivo principal da pesquisa foi identificar através de uma pesquisa bibliométrica quais são as publicações e através de um estudo de múltiplo caso quais são as publicações e boas práticas dos elementos das principais normas de Sistemas de Gestão da Qualidade que são consideradas por cinco (5) empresas associadas ao CE-EPC da IPGB em função do seu grau de importância e grau de utilização. Foram consideradas como boas práticas de sistemas de gestão da qualidade: 62 (43%) dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2008; 22 (49%) dos requisitos da especificação API SPEC Q1: 2007 (Equivalente a norma ABNT NBR ISO/TS 29001:2007); 6 (30%) das normas de apoio de sistemas de gestão da qualidade publicadas pela ABNT e 2 (14%) Boas Práticas próprias porém estas não foram apresentadas. Por fim recomenda-se uma melhor análise e aprofundamento desta pesquisa considerando o envio do questionário para os gestores de sistemas de gestão da qualidade de todas as organizações associadas ao Centro de Excelência do EPC da indústria de petróleo e gás brasileira e realização de entrevista para nivelamento das respostas.-
Descrição: dc.descriptionA indústria de petróleo e gás é uma das mais importantes do Brasil onde está previsto o desembolso em novos empreendimentos, na faixa de 220,6 bilhões de dólares entre 2014 e 2018. Isso requer que as empresas de Engenharia, Suprimento e Construção (EPC) que implementarão esses empreendimentos possuam sistemas de gestão de qualidade eficazes para assegurar os prazos, custos, recursos e resultados esperados. O Centro de Excelência de EPC (CE-EPC) da Indústria de Petróleo e Gás Brasileira (IPGB) foi fundado em 2008, como parte integrante do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo (PROMINP), com a finalidade de inserir a competitividade na indústria de petróleo e gás brasileira sendo que atualmente é constituído por 3 empresas operadoras, que são Petrobras, Shell e Statoil, onde existem 31 empresas associadas, 18 entidades de classe, 15 entidades de ensino e de pesquisa. No Brasil não foi identificado um diagnóstico sobre publicações e boas práticas de sistemas de gestão da qualidade com foco nas empresas do Centro de Excelência em EPC baseadas em normas e práticas nacionais e internacionais reconhecidas visando a melhoria contínua do seu desempenho. O objetivo principal da pesquisa foi identificar através de uma pesquisa bibliométrica quais são as publicações e através de um estudo de múltiplo caso quais são as publicações e boas práticas dos elementos das principais normas de Sistemas de Gestão da Qualidade que são consideradas por cinco (5) empresas associadas ao CE-EPC da IPGB em função do seu grau de importância e grau de utilização. Foram consideradas como boas práticas de sistemas de gestão da qualidade: 62 (43%) dos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2008; 22 (49%) dos requisitos da especificação API SPEC Q1: 2007 (Equivalente a norma ABNT NBR ISO/TS 29001:2007); 6 (30%) das normas de apoio de sistemas de gestão da qualidade publicadas pela ABNT e 2 (14%) Boas Práticas próprias porém estas não foram apresentadas. Por fim recomenda-se uma melhor análise e aprofundamento desta pesquisa considerando o envio do questionário para os gestores de sistemas de gestão da qualidade de todas as organizações associadas ao Centro de Excelência do EPC da indústria de petróleo e gás brasileira e realização de entrevista para nivelamento das respostas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia-
Palavras-chave: dc.subjectSuprimento-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectPetroleum-
Palavras-chave: dc.subjectEngineering-
Palavras-chave: dc.subjectProcurement-
Palavras-chave: dc.subjectConstruction-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleDIAGNÓSTICO DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA, SUPRIMENTO E CONSTRUÇÃO: UM ESTUDO DE MÚLTIPLO CASO NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS BRASILEIRA-
Título: dc.titleDIAGNOSIS OF QUALITY MANAGEMENT FOR SUPPLIERS OF ENGINEERING SERVICES, PROCUREMENT AND CONSTRUCTION: A MULTIPLE CASE STUDY IN BRAZILIAN OIL AND GAS INDUSTRY.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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