Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Vitória Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24324 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777079 | - |
Descrição: dc.description | A biblioteca escolar tem a função de atuar como instrumento auxiliador da escola para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, de seu hábito de leitura e de sua competência e letramento informacional. Por meio da historicização da criação das bibliotecas escolares no Brasil, dos bibliotecários e da identificação da legislação brasileira que lhe diz respeito, este trabalho busca responder a importância do papel pedagógico do bibliotecário na formação acadêmica dos alunos. Para ilustrar como a biblioteca escolar pode fazer a diferença no desenvolvimento da aprendizagem e da promoção da competência em informação dos jovens estudantes, optou-se por descrever o caso conhecido como O Estudo de Ohio, analisado pela professora Bernadete Campello em seu livro “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”. | - |
Descrição: dc.description | The school library has the function of acting as an auxiliary instrument of the school for the exceptional academic development of the students, their habit of reading and their information literacy. Through the history of the creation of school libraries in Brazil, of the librarians and the identification of the Brazilian law that concerns them, this work seeks to answer the importance of the pedagogical role of the librarian in the academic training of students. Seeking to illustrate how the school library can make a difference in the learning development and the promotion of the information literacy at the young students, it was chosen to describe the case known as Study of Ohio, analyzed by the teacher Bernadete Campello on her book “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de Ohio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ohio school libraries | - |
Título: dc.title | A importância da função pedagógica da biblioteca escolar no Brasil: uma análise bibliográfica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: