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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cafezeiro, Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Viterbo, José | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Flávio | - |
Autor(es): dc.creator | Cupolillo, Antonio Nery | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22386 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777077 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho busca analisar tecnologias disruptivas através da abordagem “Cartografia das Controvérsias”. Foi utilizada a empresa Uber como estudo de caso focando principalmente as controvérsias: (I) segurança, (II) plataformização do trabalho e leis trabalhistas, (III) funcionamento e mediação algorítmica. Como parte do trabalho de cartografia foi feita uma entrevista com um ex motorista da Uber com intuito de compreender melhor através da ótica de quem vivenciou todas as questões que foram surgindo durante o trabalho. Fica evidente durante o trabalho que o serviço dos motoristas é marcado pela vigilância e controle exercido pelas empresas, mas que é encoberto pela promessa de parceria com a empresa e da possibilidade de se tornar um “empreendedor de si”. Finalmente, concluímos que é possível traçar um paralelo entre a plataformização do trabalho e as sociedades de controle e assim melhor compreender essa forma de trabalho que está em crescimento no mercado atual | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze disruptive technologies through the approach of “Cartography of Controversies”. Uber company was utilized as case study with mainly focus on these controversies: (I) safety, (II) platforming of the work and labor laws, (III) operation and algorithmic mediation. An interview was made, as part of the cartography work, with a former Uber driver with the purpose of better understanding , through the optics of who experienced then, all these issues that came up during his job. It is evident that during their workday, the driver’s service is characterized by surveillance and control expended by the companies, but these issues are undercoverd by the promises of partnership with the company and the opportunity of becoming a “self-made man”. Finally, we concluded that it is possible to establish a comparison between the platforming of the work and the societies of control and then understand better this way of working that is growing on the current market | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia disruptiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controvérsia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uber | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controvérsia científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disruptive technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Controversies | - |
Título: dc.title | Análise de tecnologias disruptivas utilizando cartografia das controvérsias: um estudo de caso com a empresa Uber | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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