Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Espíndola, Aquino Lauri de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2158499051567196 | - |
Autor(es): dc.contributor | Penna, Thadeu Josino Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9369928320175297 | - |
Autor(es): dc.contributor | Wanis, Rogério | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3316200057298248 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0981003180431448 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rômulo Rezende Bruno de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25706 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2022.mp.97439401700 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777071 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, abordamos o problema físico do lançamento oblíquo. A experiência de docência nos mostra que, em geral, os estudantes têm dificuldade de entender um movimento cuja única aceleração é a da gravidade. Os estudantes têm como concepção alternativa que, dependendo da massa, o corpo cairá com maior ou menor velocidade. Partindo desta concepção bastante comum, propomos algumas simulações sobre o lançamento de projéteis, usando o simulador PHET, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. A aplicação do produto educacional, com o tema acima mencionado, foi executada durante 4 aulas. Concluímos que, mesmo através de simulações, ao analisarmos os questionários antes de depois da aplicação do produto, o estudo deste tema é fundamental o alunos entendimento dos conceitos físicos envolvidos no lançamento oblíquo | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In this work we approach the physical problem of the oblique launch. Our experience teaching this topic shows us that, in general, students have difficulty understanding a movement in which gravity is the only acceleration. Students have an alternative conception that depending on the mass of the body, it will fall with greater or lesser speed. Starting from this misconception, we propose some simulations about the launching of projectiles, using the PHET simulator from the University of Colorado, in the United States. Application of the educational product with the above-mentioned theme was executed during 4 classes. We conclude by analyzing questionnaires before and after applying the product that to study this subject, even with simulations, it is important so that students can understand the physics concepts about this phenomenon | - |
Descrição: dc.description | 78 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dinâmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lançamento de projéteis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dynamics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projectile motion | - |
Título: dc.title | Estudo do lançamento de projéteis usando o simulador PHET | - |
Título: dc.title | The PHET simulator: projectile launch study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: