Estudo do lançamento de projéteis usando o simulador PHET

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEspíndola, Aquino Lauri de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2158499051567196-
Autor(es): dc.contributorPenna, Thadeu Josino Pereira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9369928320175297-
Autor(es): dc.contributorWanis, Rogério-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3316200057298248-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0981003180431448-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rômulo Rezende Bruno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25706-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2022.mp.97439401700-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777071-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, abordamos o problema físico do lançamento oblíquo. A experiência de docência nos mostra que, em geral, os estudantes têm dificuldade de entender um movimento cuja única aceleração é a da gravidade. Os estudantes têm como concepção alternativa que, dependendo da massa, o corpo cairá com maior ou menor velocidade. Partindo desta concepção bastante comum, propomos algumas simulações sobre o lançamento de projéteis, usando o simulador PHET, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. A aplicação do produto educacional, com o tema acima mencionado, foi executada durante 4 aulas. Concluímos que, mesmo através de simulações, ao analisarmos os questionários antes de depois da aplicação do produto, o estudo deste tema é fundamental o alunos entendimento dos conceitos físicos envolvidos no lançamento oblíquo-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn this work we approach the physical problem of the oblique launch. Our experience teaching this topic shows us that, in general, students have difficulty understanding a movement in which gravity is the only acceleration. Students have an alternative conception that depending on the mass of the body, it will fall with greater or lesser speed. Starting from this misconception, we propose some simulations about the launching of projectiles, using the PHET simulator from the University of Colorado, in the United States. Application of the educational product with the above-mentioned theme was executed during 4 classes. We conclude by analyzing questionnaires before and after applying the product that to study this subject, even with simulations, it is important so that students can understand the physics concepts about this phenomenon-
Descrição: dc.description78 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMecânica-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectLançamento de projéteis-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectMechanics-
Palavras-chave: dc.subjectDynamics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProjectile motion-
Título: dc.titleEstudo do lançamento de projéteis usando o simulador PHET-
Título: dc.titleThe PHET simulator: projectile launch study-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.