Padrões afetivos no sistema atmosférico institucional do canal Hallmark: um estudo de caso sobre o seriado When calls the heart

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPicado, Benjamim-
Autor(es): dc.contributorAnchieta, Wanderley-
Autor(es): dc.contributorMeimaridis, Melina-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, João Senna-
Autor(es): dc.contributorhttps://lattes.cnpq.br/3069560643142948-
Autor(es): dc.creatorGomes, Pedro Barata-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29297-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777027-
Descrição: dc.descriptionA dissertação tem o objetivo de clarificar o conceito de atmosfera e a sua função em um sistema narrativo audiovisual. Para cumprir esse propósito nos amparamos, principalmente, sobre os trabalhos pioneiros dos filósofos Hermann Schmitz (1928-2021) e Gernot Böhme (1937-2022) sobre a ontologia das atmosferas. Böhme também contribui para iluminar a relação entre atmosfera e estética que nos auxilia de maneira decisiva em nossas investigações. A partir dessa base nos debruçamos sobre o nosso campo de testes: a série do canal Hallmark When calls the heart (2014-). Analisamos o sistema formal atmosférico de dois episódios desse seriado com o auxílio dos recursos metodológicos fornecidos por David Bordwell, Herbert Zettl e Robert Spadoni. As produções da emissora americana Hallmark revelaram ser um terreno fértil para o estudo das atmosferas audiovisuais em razão do que identificamos se tratar da presença de um “sistema atmosférico institucional”. A nossa averiguação tem origem com o capítulo em que narramos a história do Hallmark e em que também procuramos explicitar os elementos estilísticos por trás da aura da marca. Em seguida, no segundo capítulo, vamos definir o que é uma atmosfera e qual é a sua função no sistema geral de uma obra narrativa audiovisual. Por fim, no terceiro capítulo, vamos apresentar a nossa metodologia para a análise de atmosferas audiovisuais e examinar dois episódios de uma série do Hallmark, When calls the heart, em busca de padrões atmosféricos.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation wants to clarify the concept of atmosphere and its function in the audiovisual narrative system. In order to fulfill that goal we are supported by, above all, the pioneering works of philosophers Hermann Schmitz (1928-2021) and Gernot Böhme (1937-2022) concerning an ontology of atmospheres. Böhme also contributed to shine a light on the relationship between atmosphere and aesthetics which helps us decisively in our investigations. Beginning from that foundation we pored over our field test: the Hallmark Channel series When calls the heart (2014-). We analyzed the formal atmospheric system of two episodes of that show with the help of the methodological resources provided by David Bordwell, Herbert Zettl and Robert Spadoni. The productions of the american television network Hallmark revealed themselves to be a fertile ground for the study of audiovisual atmospheres because of what we identified as being an “institutional atmospheric system”. Our inquiry begins with a chapter in which we tell the history of Hallmark and in which we also try to explain what are the stylistic elements behind the aura of the Hallmark brand. Next, in the second chapter, we define what is an atmosphere and what is its function in the general system of an audiovisual narrative work. Finally, in the third chapter, we will introduce our methodology for the analysis of audiovisual atmospheres and review two episodes of a Hallmark series, When calls the heart, and search for its atmospheric patterns.-
Descrição: dc.description126 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtmosfera-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência estética-
Palavras-chave: dc.subjectHallmark Channel-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de televisão-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de televisão-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectEstética (Arte)-
Palavras-chave: dc.subjectAtmosphere-
Palavras-chave: dc.subjectAesthetic experience-
Palavras-chave: dc.subjectHallmark Channel-
Palavras-chave: dc.subjectTelevision studies-
Título: dc.titlePadrões afetivos no sistema atmosférico institucional do canal Hallmark: um estudo de caso sobre o seriado When calls the heart-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.