Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marcele Lunz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777019 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo reflete criticamente sobre o processo de construção do sistema de representação do estudante normalista, em especial, sublinhando o fenômeno denominado docilização docente. Articula elementos que compõe o processo de formação docente na Escola Normal, empregando a observação de turmas de ensino médio da formação normal do colégio IEPIC. Ademais, busca relacionar os elementos observados aos aspectos históricos e teóricos, possibilitando assim o entendimento de sua configuração atual. Por meio da reflexão acerca do processo formativo se torna possível à compreensão das dinâmicas que se apresentam, e, é através da ressignificação de mundo que o processo docilizador da formação de professores se naturaliza nos normalistas, servindo à reprodução de interesses dominantes. Neste artigo, tais fenômenos são discutidos sob a luz das teorias de Michel Foucault e Stuart Hall | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docilização docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corpos dóceis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder disciplinador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foucault, Michel, 1926-1984 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hall, Stuart, 1932-2014 | - |
Título: dc.title | Docilizando docentes: uma reflexão sobre o processo de construção do sistema de representação do estudante normalista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: