Docilizando docentes: uma reflexão sobre o processo de construção do sistema de representação do estudante normalista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcele Lunz da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777019-
Descrição: dc.descriptionEste artigo reflete criticamente sobre o processo de construção do sistema de representação do estudante normalista, em especial, sublinhando o fenômeno denominado docilização docente. Articula elementos que compõe o processo de formação docente na Escola Normal, empregando a observação de turmas de ensino médio da formação normal do colégio IEPIC. Ademais, busca relacionar os elementos observados aos aspectos históricos e teóricos, possibilitando assim o entendimento de sua configuração atual. Por meio da reflexão acerca do processo formativo se torna possível à compreensão das dinâmicas que se apresentam, e, é através da ressignificação de mundo que o processo docilizador da formação de professores se naturaliza nos normalistas, servindo à reprodução de interesses dominantes. Neste artigo, tais fenômenos são discutidos sob a luz das teorias de Michel Foucault e Stuart Hall-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocilização docente-
Palavras-chave: dc.subjectEscola normal-
Palavras-chave: dc.subjectCorpos dóceis-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectPoder disciplinador-
Palavras-chave: dc.subjectEscola normal-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984-
Palavras-chave: dc.subjectHall, Stuart, 1932-2014-
Título: dc.titleDocilizando docentes: uma reflexão sobre o processo de construção do sistema de representação do estudante normalista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.