Escola pública e educação inclusiva em tempos de pandemia da covid-19: possibilidades e desafios no ensino remoto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Márcia da Silva-
Autor(es): dc.creatorGomes, Islayne Pinheiro da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25216-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776994-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem como questão central o estudo das ações pedagógicas que preconizaram a educação inclusiva no contexto de pandemia da Covid-19, no ensino remoto adotado pela escola pública. Apresenta como objetivo analisar a atuação docente e da gestão escolar na proposição de estratégias pedagógicas e administrativas que permitissem aos estudantes com necessidades educacionais especiais e suas famílias uma maior proximidade com a escola durante as aulas virtuais. Esta monografia integra o Projeto de Pesquisa “Violência Escolar, bullying e responsabilidade (CNPq)”, coordenado nacional e internacionalmente pelo Prof. Dr. José Leon Crochík (USP) e regionalmente por minha orientadora Profª. Drª. Valdelúcia Alves da Costa (UFF), que também coordena o Projeto de Pesquisa “Políticas Públicas de Educação Inclusiva: práticas pedagógicas frente à inclusão e à violência na escola pública”, do qual sou bolsista de Iniciação Científica (CNPq). Para tal, na primeira etapa do estudo foram problematizadas as particularidades da educação inclusiva, tendo em vista a formação de professores, os critérios de acessibilidade e o combate à violência escolar e, posteriormente, as possibilidades escolares adaptadas para o ensino remoto, considerando que a modalidade de ensino virtual não foi pensada para estudantes com deficiência. As questões sobre as quais este estudo se debruçou sustentaram-se na Teoria Crítica da Sociedade, tendo como principal pensador Theodor Adorno, fundamentando os aspectos que presumem uma educação crítica, autônoma, democrática e emancipadora. Este estudo foi desenvolvido em três escolas públicas localizadas no estado do Rio de Janeiro, sendo elas o CIEP 125 Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral (São Gonçalo), o Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (Niterói) e a Escola Municipal Santos Dumont (Niterói). Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes três profissionais da educação, sendo elas uma diretora, uma professora regente de classe inclusiva e uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os resultados obtidos revelaram que, diante da escassez de suportes pedagógicos disponibilizados pelos órgãos governamentais, a colaboração entre os membros da comunidade escolar possibilitou novas propostas pedagógicas para que o trabalho educativo e inclusivo não fosse interrompido no ensino remoto, mesmo considerando os limites dessa modalidade de educação. Concluiu-se, portanto, que tanto em condições normais, como também em situações de excepcionalidade, o papel da escola se faz fundamental como estratégia de enfrentamento da exclusão escolar histórica de estudantes com deficiência, o que demanda profissionais da educação aptos às atividades educacionais e pedagógicas inclusivas baseadas na cooperação e nos princípios fundamentais do direito à educação na escola pública.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph has as its central question the study of pedagogical actions that advocated inclusive education in the context of the Covid-19 pandemic, in the remote education adopted by the public school. It presents as objective to analyze the performance of teachers and school management in the proposition of pedagogical and administrative strategies that would allow students with special educational needs and their families a greater proximity to the school during virtual classes. This monograph is part of the Research Project "School Violence, Bullying and Responsibility (CNPq)", coordinated nationally and internationally by Prof. Dr. José Leon Crochík (USP) and regionally by my advisor Profª. Dr. Valdelúcia Alves da Costa (UFF), who also coordinates the Research Project "Public Policies of Inclusive Education: pedagogical practices in the face of inclusion and violence in public schools", of which I am a Scientific Initiation Fellow (CNPq). To this end, in the first stage of the study, the particularities of inclusive education were problematized, with a view to teacher education, accessibility criteria and the fight against school violence and, later, the school possibilities adapted for remote education, considering that the modality of virtual education was not designed for students with disabilities. The questions on which this study focused on the Critical Theory of Society, having as main thinker Theodor Adorno, basing the aspects that presume a critical, autonomous, democratic and emancipatory education. This study was developed in three public schools located in the state of Rio de Janeiro, including CIEP 125 Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral (São Gonçalo), The Geraldo Reis University College of the Fluminense Federal University (Niterói) and the Santos Dumont Municipal School (Niterói). As data collection instruments, semi-structured interviews were conducted, with three education professionals as participants, including a principal, a teacher regent of inclusive class and a teacher of Specialized Educational Care. The results revealed that, given the scarcity of pedagogical support provided by government agencies, collaboration among the members of the school community allowed new pedagogical proposals so that educational and inclusive work would not be interrupted in remote education, even considering the limits of this type of education. It was concluded, therefore, that both in normal conditions, as well as in exceptional situations, the role of the school is fundamental as a strategy to face the historical school exclusion of students with disabilities, which demands education professionals able to inclusive educational and pedagogical activities based on cooperation and fundamental principles of the right to education in public school.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia da covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Palavras-chave: dc.subjectPandemic of covid-19-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPublic school-
Título: dc.titleEscola pública e educação inclusiva em tempos de pandemia da covid-19: possibilidades e desafios no ensino remoto-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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