Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Vladimir Farias dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Paz, Rita de Cássia Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Roni Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | PAZ, ALESSANDRA OLIVEIRA RODRIGUES DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29991 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776990 | - |
Descrição: dc.description | A educação tem um papel importante na construção de valores sociais, no aumento da produtividade do capital humano e na estruturação do desenvolvimento econômico e social. Além dos perceptíveis ganhos no crescimento econômico por meio do aumento da produtividade, a relação de bem-estar da população também está associada à educação e aos benefícios a longo prazo proporcionados por este investimento. Para esse avanço de fato acontecer nas esferas sociais e econômicas, é necessário garantir uma educação de qualidade e eficiente. Logo, se faz necessário uma avaliação da qualidade desse processo, a partir dos insumos necessários para produção desse serviço. A metodologia adotada para mensurar a eficiência das unidades escolares da Região Norte Fluminense a partir dos indicadores educacionais foi o método DEA (Data Envelopment Analysis). Obtendo resultados ineficazes superiores a 55% para o modelo de retornos variáveis orientado ao produto, e mais de 65% para o modelo de eficiência de escala. Manifestando as imperfeições do processo, relacionadas à gestão dos profissionais da educação, desigualdade social e participação ativa das famílias no desenvolvimento dos alunos. A contribuição da pesquisa foi apontar as grandes falhas desse processo, mesmo diante dos recursos disponíveis que a região detém e os esforços que se fazem necessários perante os problemas estruturais da sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Região Norte Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores Educacionais | - |
Título: dc.title | A EFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE FLUMINENSE: Uma análise por meio dos indicadores educacionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: