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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Edra, Fátima Priscila Morela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Carlos Alberto Lidizia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonzalez, Renato de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rosemárcia Ribeiro dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22178 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776986 | - |
| Descrição: dc.description | As concessões aeroportuárias passaram a fazer parte da realidade de alguns aeroportos do Brasil a partir do ano de 2011, justificadas pela necessidade de melhorar os serviços oferecidos aos passageiros e adequar os aeroportos brasileiros aos padrões internacionais. Desde então ocorreram diversas transformações nestes, tanto no aspecto físico, como no aspecto gerencial, visto que historicamente os aeroportos brasileiros sempre foram administrados, em sua maioria, por um órgão público. Dentre os aeroportos concessionados está o Aeroporto Internacional Tom Jobim - AIRJ, localizado no estado do Rio de Janeiro, o qual é objeto de estudo deste trabalho. O aeroporto, após a concessão, passou a ser gerido pela concessionária Riogaleão, que conta com a participação da Changi Airports International, também administradora do multipremiado Aeroporto de Changi, Cingapura. Desde o início do contrato de concessão, o aeroporto já passou por diversas mudanças, algumas delas similares ao cenário do Aeroporto de Changi. Dada as transformações que o AIRJ vem passando, o objetivo desta monografia é verificar a percepção dos passageiros do AIRJ em relação a estas mudanças por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica e explicativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionário on-line. O público-alvo selecionado foram pessoas que utilizaram o serviço do AIRJ antes e depois do processo de concessão, compreendendo o período anterior a agosto de 2014 e a partir de 2016, além de ter idade mínima de 25 anos. Como resultado, entendeu-se que os passageiros têm percebido as mudanças do AIRJ de maneira positiva, embora alguns aspectos negativos ainda sejam sinalizados | - |
| Descrição: dc.description | Airport concessions have become part of the reality of some Brazilian airports since 2011, justified by the need to improve passenger services and to adapt Brazilian airports to International Standards. Since then, several changes have being happened. Both in physical and managerial aspects, since historically Brazilian airports, mostly, have always been managed by public agency. Among the concessioned airports is the Tom Jobim International Airport - AIRJ, located in the state of Rio de Janeiro, which is the object of study of this academic work. The airport is, since the concession contract began, currently managed by the concessionaire Riogaleão, which has Changi International Airport participation, which also administering company of the multi-award-winning Changi Airport, Singapore. Since the concession contract began, the airport has undergone several changes, some of which are similar to the scenario at Changi Airport. Given the transformations AIRJ has been going through, the objective of this monograph is to understand AIRJ's passengers' perception of these changes through qualitative, bibliographical and explanatory research. Data were collected through interviews and online questionnaire. The target public chosen was those who used the AIRJ service before and after the granting process, including the period prior to August 2014 and from 2016, in addition to the minimum age of 25 years. As a result, it was understood that the passengers have undergone positive changes like AIRJ, although some negative aspects are still signalled | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte aério | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concessões aeroportuárias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Riogaleão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte atmosférico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concessão de serviço público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tourism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Air transport | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Airport concessions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Riogaleão | - |
| Título: dc.title | Percepção dos passageiros sobre as mudanças advindas das concessões aeroportuárias: o caso Riogaleão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
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