A importância do funk na aprendizagem das crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorLima, Augusto César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, William de Goes-
Autor(es): dc.creatorSombra, Isis Braga da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776980-
Descrição: dc.descriptionO funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço.-
Descrição: dc.description63 P.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFunk-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectEducador-
Título: dc.titleA importância do funk na aprendizagem das crianças-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.