Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Requião, Luciana Pires de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Augusto César Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goes | - |
Autor(es): dc.creator | Sombra, Isis Braga da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776980 | - |
Descrição: dc.description | O funk é um dos gêneros musicais mais escutados no Brasil. No Rio de Janeiro, é fácil escutar em todos os cantos. Mas existe algo a ser observado: a escola não trabalha esse gênero dentro de seus espaços, seja por medo, falta de saber relacionar com o currículo ou preconceitos. O grande discurso é que as letras dos funks são obscenas e é inadmissível entrar na escola. Mas será mesmo esse motivo? Ou existe racismo por parte dos educadores, já que o funk é música que nasce de pessoas pretas e periféricas? Esse trabalho está dividido em três partes, a primeira será para mostrar a história do funk e compreender porquê um gênero é tão popular e ao mesmo tempo alvo de tantas críticas. A segunda é a experiência de usar funk em sala de aula, no formato de oficina, realizada em uma escola pública do Município de Angra dos Reis. A terceira é uma conversa sobre educação popular com o funk em sala de aula. Deste modo, a pesquisa de campo e teórica permite observar quão se faz necessária o uso do funk no ambiente escolar, a fim de estreitar relações entre professor e aluno. Foi realmente satisfatório trabalhar música, usar a história da música e contextualizar com a realidade periférica deles para que compreendessem que o funk surge exatamente da onde eles são, do modo de vida deles e assim entender que são capazes de produzir arte e usá-la em qualquer espaço. | - |
Descrição: dc.description | 63 P. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funk | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educador | - |
Título: dc.title | A importância do funk na aprendizagem das crianças | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: