Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Ostetto, Luciana Esmeralda | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Maria Margarida | - |
Autor(es): dc.creator | Bitencourt, Juliana Vieira Walter | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15771 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776965 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo analisar, através de relatos de memórias docentes em Educação Infantil, práticas que explorem as temáticas das Ciências Naturais e as relações criança-natureza. Foram analisados relatos de memórias práticas docentes identificando as potencialidades e as dificuldades em trabalhar com essas temáticas. Os referenciais teóricos articulam a relação criança-natureza (Tiriba 2010; 2018); a aprendizagem de conceitos científicos por crianças pequenas (Colinvaux, 2004); a docência e os saberes docentes (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) focalizados na Educação Infantil (Ostetto, 2012). A análise dos dados apontou que os saberes docentes são fundamentais para a construção do currículo e da sua prática na Educação Infantil, assim, torna-se relevante repensar o protagonismo do professor a fim de gerar uma reorganização das formas de ensinar-aprender no referido segmento | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta investigacióntiene como objetivo analizar, a través de laenseñanza de losrecuerdos, lasprácticaseneducación infantil que exploran los temas de las ciências naturales y las relaciones entre la naturaleza y el niño. Se analizaron informes de prácticas docentes, identificando el potencial y las dificultades para trabajar com estos temas. Los marcos teóricos articulan la relación niño-naturaleza (Tiriba 2010; 2018); el aprendizaje de conceptos científicos por niños pequeños (Colinvaux, 2004); profesión y formación docente (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) centrado em laeducación de la primera infancia (Ostetto, 2012). El análisis de los datos mostró que el conocimiento de la docência es fundamental para la construcción del currículo y su práctica em la Educación de la Primera Infancia, por lo tanto, es relevante repensar el papel del maestro para generar una reorganización de las formas de enseñanza-aprendizajeen ese segmento | - |
Descrição: dc.description | 118 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissão e formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências naturais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas docentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práctica docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciéncias de la naturaleza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profesión y formación docente | - |
Título: dc.title | Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: