Ciências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorOstetto, Luciana Esmeralda-
Autor(es): dc.contributorGomes, Maria Margarida-
Autor(es): dc.creatorBitencourt, Juliana Vieira Walter-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15771-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776965-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar, através de relatos de memórias docentes em Educação Infantil, práticas que explorem as temáticas das Ciências Naturais e as relações criança-natureza. Foram analisados relatos de memórias práticas docentes identificando as potencialidades e as dificuldades em trabalhar com essas temáticas. Os referenciais teóricos articulam a relação criança-natureza (Tiriba 2010; 2018); a aprendizagem de conceitos científicos por crianças pequenas (Colinvaux, 2004); a docência e os saberes docentes (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) focalizados na Educação Infantil (Ostetto, 2012). A análise dos dados apontou que os saberes docentes são fundamentais para a construção do currículo e da sua prática na Educação Infantil, assim, torna-se relevante repensar o protagonismo do professor a fim de gerar uma reorganização das formas de ensinar-aprender no referido segmento-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta investigacióntiene como objetivo analizar, a través de laenseñanza de losrecuerdos, lasprácticaseneducación infantil que exploran los temas de las ciências naturales y las relaciones entre la naturaleza y el niño. Se analizaron informes de prácticas docentes, identificando el potencial y las dificultades para trabajar com estos temas. Los marcos teóricos articulan la relación niño-naturaleza (Tiriba 2010; 2018); el aprendizaje de conceptos científicos por niños pequeños (Colinvaux, 2004); profesión y formación docente (Nóvoa, 2013; 2017; Tardif, 2002) centrado em laeducación de la primera infancia (Ostetto, 2012). El análisis de los datos mostró que el conocimiento de la docência es fundamental para la construcción del currículo y su práctica em la Educación de la Primera Infancia, por lo tanto, es relevante repensar el papel del maestro para generar una reorganización de las formas de enseñanza-aprendizajeen ese segmento-
Descrição: dc.description118 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da natureza-
Palavras-chave: dc.subjectProfissão e formação docente-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectPráctica docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducación infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCiéncias de la naturaleza-
Palavras-chave: dc.subjectProfesión y formación docente-
Título: dc.titleCiências naturais na educação infantil em experiências e memórias docentes-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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