Saberes do campo presentes em uma horta circular: uma pesquisa etnomatemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFantinato, Maria Cecilia-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorCampos, Márcio D’Olne-
Autor(es): dc.contributorMafra, José Ricardo e Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7532152968546656-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8341268660622707-
Autor(es): dc.creatorCruz, Marcela Conceição da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776960-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação de mestrado pretendemos apresentar um estudo sobre os saberes informais e da cultura de produtores rurais, utilizando como suporte o referencial teórico da etnomatemática. O texto discute a temática da valorização de saberes de agricultores e suas ideias de natureza matemática envolvidas no manejo de hortas circulares. Procuramos evidenciar os saberes e a culturas de duas famílias de agricultores, buscando compreender outras formas de pensamento que não estejam atrelados com a disciplina matemática. Nosso referencial teórico está apoiado nas pesquisas em etnomatemática, tendo como base, principalmente, as ideias dos autores, D’AMBROSIO, FERREIRA, GERDES E FANTINATO. Elencamos como objetivo geral investigar de que maneira as ideias de natureza matemática são trabalhadas e processadas nas atividades de construção e manejo de hortas circulares, no município de Alegre/ES, pelo viés da etnomatemática. Nosso trajeto metodológico está amparado nos pressupostos da pesquisa qualitativa com técnicas etnográficas. Para tal, fizemos visitas em propriedades rurais, onde realizamos algumas observações, registramos com fotografias e filmagens e anotamos no diário de campo. Com um viés antropológico tentamos contemplar os processos de construção de conhecimento em contextos informais, valorizando a interação dos sujeitos com seu próprio meio e suas práticas. Por fim, analisamos e discutimos os dados observados durante a visita ao campo, destacando os saberes dos agricultores pesquisados, a maneira de analisar e explicar as ideias de natureza matemática, em particular, comparar, medir, fazer estimativas e organização do tempo-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionIn this dissertation we intend to present a study on the informal knowledge and culture of rural producers, using as support the theoretical reference of ethnomathematics. The text discusses the thematic of the valorization of knowledge of farmers and their ideas of mathematical nature involved in the management of circular gardens. We seek to evidence the knowledge and cultures of two families of farmers, seeking to understand other forms of thinking that are not tied to the discipline of mathematics. Our theoretical framework is based on research in ethnomathematics, mainly based on the ideas of the authors, D'AMBROSIO, FERREIRA, GERDES AND FANTINATO. We aim to investigate how the ideas of mathematical nature are developed and processed in the construction and management of circular gardens, in the city of Alegre / ES, by the ethnomathematics perspective. Our methodological path is supported by the presuppositions of qualitative research with ethnographic techniques. To do so, we visited rural properties, where we made some observations, photografic and film recorded and took notes in the field diary. With an anthropological perspective we tried to contemplate the processes of knowledge construction in informal contexts, valuing the interaction of the subjects with their own environment and their practices. Finally, we analyze and discussed the data observed during the visit to the field, highlighting the knowledge of the researched farmers, how they analyze and explain the ideas of mathematical nature, in particular, how they compare, measure, estimate and organize the time-
Descrição: dc.description82 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProdutores rurais-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes informais-
Palavras-chave: dc.subjectHorta circular-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectFarmers-
Palavras-chave: dc.subjectInformal knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectCircular vegetable garden-
Título: dc.titleSaberes do campo presentes em uma horta circular: uma pesquisa etnomatemática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.