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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vainfas, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Alexandre Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor | Calainho, Daniela Buono | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Célia Cristina da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thiago Henrique Mota | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14916 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776952 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação consiste na análise das crônicas elaboradas por André Álvares de Almada (1594), Manuel Álvares (1616) e André Donelha (1625), que abordam aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais da região compreendida entre o rio Senegal e a baía de Tagrin, correspondendo ao topônimo Guiné. A documentação é caracterizada pela coexistência das experiências dos autores e seus pares cabo-verdianos ou europeus e a reprodução de oralidades e tradições africanas. Percebendo a captação de oralidades, concluímos tratar-se de textos luso-africanos, em detrimento de narrativas portuguesas, que suportam historicidades e tradições africanas e vocalizam objetivos das elites cabo-verdianas. Como crítica às fontes, partimos da análise do contexto de produção dos sentidos portugueses acerca da África e do Islamismo, que atuaram sobre 1- a formação intelectual e social dos cronistas, 2- a recodificação que realizaram de suas experiências e oralidades africanas e 3- a recepção das obras, nos centros da administração portuguesa e da Companhia de Jesus, para os quais seus textos se dirigiam. Neste ínterim, enfatizamos os aspectos referentes ao islamismo africano. Em oposição à parcela da historiografia que afirma que o islamismo tornou-se popular na África somente após as revoluções muçulmanas do século XVIII, esforçamo-nos para apontar o início do século XVII como momento de transição entre o islamismo de corte e aquele majoritário. Embora ainda não compreendesse a maior parte da população, o islã também não estava circunscrito apenas às elites, nos anos iniciais do século XVII. A existência de escolas corânicas e mesquitas atestam o papel e alcance desta religião naquele tempo, sobretudo na porção norte da Guiné, na Senegâmbia. Apropriado pelas populações africanas através da confluência de ritos, práticas e adequação de crenças àquelas locais, acreditamos que o islamismo estava bastante desenvolvido no início dos seiscentos. | - |
Descrição: dc.description | 281f | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Islamismo africano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas luso-africanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Islamismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | África | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guiné-Bissau | - |
Título: dc.title | A Outra Cor de Mafamede: aspectos do islamismo da Guiné em três narrativas luso-africanas (1594-1625) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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