Consumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Carla-
Autor(es): dc.contributorSá, Simone Pereira de-
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.contributorPatriota, Karla Regina Macena P.-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Mônica Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8259532577503696-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Selene Nogueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25926-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776942-
Descrição: dc.descriptionA partir de um olhar direcionado para o público jovem, consumidor de música católica, o presente estudo se propõe a analisar comportamentos e relações que são construídas de diversas formas, a saber: na própria juventude entre si, entre esse público e os artistas católicos, entre os consumidores e os produtos culturais desse nicho, assim como, entre a Igreja Católica e os jovens da atualidade. Com um recorte etário de 21 aos 29 anos, e adotando uma perspectiva multidisciplinar que agrega contribuições das áreas de comunicação social, antropologia do consumo, sociologia e musicologia como principais caminhos teórico-metodológicos, são investigados os interesses, a forma como expressam suas identidades, os laços que estabelecem e de que maneira interferem nas escolhas dentro do ambiente da Igreja, bem como na sociedade em geral, haja vista que estão inseridos nela e suas ações também a movimentam e transformam. Desta forma, pretende-se proporcionar uma compreensão acerca do universo juvenil em relação à música e suas práticas de fé, especialmente da religiosidade católica. A partir do arcabouço teórico fornecido pelas referências bibliográficas e acrescido de pesquisa empírica por meio de um questionário on-line e entrevistas em profundidade, nota-se que o consumo de música católica por parte dos jovens tem influência da família, está relacionado aos hábitos cotidianos e dialoga tanto com a função ritual da música no âmbito religioso, quanto com outros papéis que a música secular frequentemente assume, como entretenimento, por exemplo.-
Descrição: dc.descriptionFrom a perspective directed towards young audiences, consumers of Catholic music, this study proposes to analyze behaviors and relationships that are built in different ways, namely: in their own youth among themselves, between this audience and Catholic artists, between consumers and cultural products in this niche, as well as between the Catholic Church and the youth of today. Selecting an age range of 21 to 29 years, and adopting a multidisciplinary perspective that aggregates contributions from the areas of social communication, anthropology of consumption, sociology and musicology as main theoretical-methodological paths, the interests are investigated, the way they express their identities, the bonds they establish and how they interfere in the choices within the Church environment, as well as in society in general, since they are inserted in it and their actions also move and transform it. In this way, it is intended to provide an understanding of the universe of youth in relation to music and its practices faith, especially of Catholic religiosity. From the theoretical framework provided by the bibliographic references and added to empirical research through an online questionnaire and in-depth interviews, it is noted that the consumption of Catholic music by young people is influenced by the family, is related to everyday habits and dialogues with both the ritual function of music in the religious sphere, and with other roles that secular music often assumes, such as entertainment, for example.-
Descrição: dc.description205 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo musical-
Palavras-chave: dc.subjectCatolicismo-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectCatolicismo-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectMusical consumption-
Palavras-chave: dc.subjectCatholicism-
Palavras-chave: dc.subjectYouth-
Palavras-chave: dc.subjectSociability-
Título: dc.titleConsumidores fiéis: um panorama sobre o consumo de música católica entre jovens no Brasil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.