Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prado, Adonia Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:34256678622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792623Y2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paro, Vitor Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:05560306800 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=4728529D6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, João Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06828973615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paixão, Léa Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00178306649 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781198H6 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Sheyla Aparecida de Moraes e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17620 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776935 | - |
Descrição: dc.description | This work aims to research how the family participation can contribute for the democratisation of school management, trying to understand the different forms of family s participation within the schools, analysing the global politics materialised at the local place. This politics affect people at the same time that these people appropriate of this politics in different ways. We can see, here, the local and the global not as a duality, but as two levels that must be thinking articulately (TEIXEIRA, 2001:20). The research was developed in two schools chosen with the Secretary of Education of Juiz de Fora City, looking for a school that was developing a project of family s participation within the school systematically and another school that was not developing a project or specific practice of family s participation. The objective was to characterise both kind of school management. The schools chosen were the Escola Municipal Anísio Teixeira (EMAT) and the Escola Municipal Darcy Ribeiro (EMDR), respectively. It was possible to evidence in the study that the relation between democratic management and family s participation, sometimes, appears fragile. In the EMDR, antidemocratic practices were developed within this school, although the belief of school actors in some way, reinforced by the selectivity that signs the students ingress. Family s participation assumes, merely, a formal aspect, contributing for the constitution of an autocratic management centralised in the school s director. By the other hand, in the EMAT, the school s subjects recognised the importance of build their own territories through principles of justice and equality. So, the actions engagement combine with a democratic management characteristics, providing the real participation of the subjects in the decision process. In this way, it was possible to look for the intrinsically relation between the families in the school and the construction of a democratic management based on their real participation, considering the politic dimension of this participation, constituted by the appropriation and cultural reinterpretation by the school actors. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação objetivou pesquisar de que forma a participação da família pode contribuir para a democratização da gestão da escola, buscando desvelar que tipos de participação das famílias têm sido empreendidos no interior da unidade escolar, analisando as políticas globais que se materializam no local e afetam as populações, que se apropriam das mesmas de diferentes formas. Vislumbramos, aqui, o local e o global não como uma dualidade mas como dois planos que devem ser pensados de forma articulada. (TEIXEIRA, 2001:20). Optou se por investigar duas unidades escolares, que foram selecionadas junto à Secretaria de Educação, da Prefeitura de Juiz de Fora, na busca de uma escola que desenvolvesse de forma sistemática um projeto de participação da família na escola e outra que não desenvolvesse um projeto ou prática específica de participação da família, com o objetivo de caracterizar a gestão de ambas. As instituições escolhidas foram Escola Municipal Anísio Teixeira (EMAT) e Escola Municipal Darcy Ribeiro (EMDR), respectivamente. O que foi possível notar, no estudo das duas escolas, é que a relação entre gestão democrática e participação da família, por vezes, apresenta-se frágil. Na EMDR, apesar das práticas antidemocráticas levadas a cabo em sua arena política, há uma crença dos atores na escola que é, de certa forma, reforçada pela seletividade que marca o ingresso dos alunos.A participação da família assume aspecto meramente formal, corroborando para constituição de uma gestão autocrática e centralizada nas mãos do Diretor. Na EMAT, por sua vez, os sujeitos escolares parecem reconhecer a importância da sedimentação de seus terrenos através de princípios justos e igualitários e as ações empreendidas se afinam com as características de uma gestão democrática, proporcionando a participação real dos sujeitos no processo decisório. Destarte, foi possível desvelar a relação intrínseca entre a participação da família na escola e a construção de uma gestão democrática com base na participação real dos sujeitos tendo presente a dimensão política de tal participação, constituída pela apropriação e reinterpretação cultural dos atores escolares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação da família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas públicas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação global-local | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global-local relation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Family participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratic management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational public politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Do global ao local: a política de participação da família e suas repercussões na gestão da unidade escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: