A experiência da narração dos contos de fadas na prática pedagógica da educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Andréa Cardoso-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Fernando de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529-
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341-
Autor(es): dc.creatorPiccoli, Larissa Galieta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776903-
Descrição: dc.descriptionComo o contato com a leitura e narração de contos de fadas pode contribuir no desenvolvimento das crianças? Esse é o questionamento (questão-problema) que se busca responder com o presente trabalho de conclusão de curso que teve por objetivo: compreender como pesquisas que abordam a “leitura e narração de contos de fadas” discutem a interação das crianças com esse tipo de literatura e o papel no seu desenvolvimento psicológico, social e cultural; refletir a partir de minhas memórias de formação, o impacto que a literatura (contos de fadas e outros gêneros da literatura infantil) produziu na minha formação enquanto leitora e docente; e, destacar a importância da mediação literária na formação dos professores. O gênero literário, objeto do estudo, apresenta ao indivíduo um mundo imaginário, criando e recriando histórias e fantasias para o público que a ele tem acesso. Os contos de fada são apresentados, no presente estudo, como um recurso pedagógico que contribui para o incentivo da leitura, principalmente, na Educação Infantil, cabendo ao educador infantil, desenvolver, nas crianças, curiosidades de um mundo encantado composto de histórias fascinantes e encantadoras que podem estimular a capacidade cognitiva, facilitar a compreensão, assimilação e desenvolvimento do tema que esteja sendo estudado. Concluiu-se com o estudo que os contos de fadas podem e precisam ser parte da rotina de alunos e educadores, pois contribuem não apenas com o desenvolvimento cognitivo, mas, com seu simbolismo, também no amadurecimento emocional-
Descrição: dc.descriptionHow can contact with reading and narrating fairy tales contribute to children's development? This is the question (problem question) that seeks to answer with the present course conclusion work that aimed to: understand how researches that address "reading and narrating fairy tales" discuss the interaction of children with this type of literature and the role in their psychological, social and cultural development; reflect from my memories of formation, the impact that literature (fairy tales and other genres of children's literature) produced on my training as a reader and teacher; and to highlight the importance of literary mediation in teacher education. The literary genre, object of study, presents the individual with an imaginary world, creating and recreating stories and fantasies for the public that has access to it. Fairy tales are presented, in the present study, as a pedagogical resource that contribute to the encouragement of reading, especially in Early Childhood Education; it is up to the child educator to develop, in children, curiosities of an enchanted world composed of fascinating and charming stories that can stimulate cognitive ability, facilitate understanding, assimilation and development to the theme being studied. It was concluded with the study that fairy tales can and need to be part of the routine of students and educators, because they contribute not only to cognitive development, but, with their symbolism, also to emotional maturation.-
Descrição: dc.description42 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContos de Fadas-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectMemórias Pessoais de Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectConto de fadas-
Palavras-chave: dc.subjectFairy Tales-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Practice-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal Memories of Formation-
Título: dc.titleA experiência da narração dos contos de fadas na prática pedagógica da educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.