Utilização de métodos matemáticos e da informática como ferramentas facilitadoras para construção de conhecimento científico na área de química: cálculo do pH

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Flávia Ferreira de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorCastro, Eduardo da Silva Gomes de-
Autor(es): dc.contributorFinete, Virginia de Lourdes Mendes-
Autor(es): dc.contributorFontoura, Geraldo André Thurler-
Autor(es): dc.creatorPremazzi, Melissa Chamon Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26484-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776889-
Descrição: dc.descriptionDe acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, 9.394/96, o ensino de ciências deve priorizar o desenvolvimento do pensamento crítico do educando, da autonomia intelectual, da compreensão da evolução do conhecimento científico e da aplicação destes conceitos na resolução de problemas. A integração das diversas áreas do conhecimento pode favorecer a compreensão de fenômenos pela utilização dos conteúdos abordados em diferentes disciplinas como ferramentas, facilitando a resolução de problemas, além de identificar e corrigir falhas da formação do discente. O estudo do potencial hidrogeniônico no ensino médio envolve, além de conceitos teóricos abstratos, a utilização de conceitos da matemática relativamente complexos como logaritmos e cálculos de concentração que sem o estímulo do interesse do aluno pelo resultado, frequentemente se tornam cansativos. Uma demonstração rápida do resultado esperado pode servir de estímulo e despertar a curiosidade do aluno, além de demonstrar a importância da utilização dos métodos matemáticos. A possibilidade da utilização de um programa já existente, como o Excel® para a obtenção dos resultados de maneira mais rápida pode atrair a atenção do aluno para a construção de planilhas que envolvem a busca e a sedimentação de conhecimentos de Química e Matemática. Neste trabalho será apresentado o uso da Calculadora Analítica como ferramenta para despertar o interesse dos alunos nas teorias das disciplinas de Química e Matemática, além de utilizar o conhecimento adquirido no desenvolvimento de habilidades de Informática.-
Descrição: dc.descriptionAccording to the Law of Guidelines and Bases of Education - LDB, 9,394/96, science teaching must prioritize the development of critical thinking, intellectual autonomy, understanding of the evolution of scientific knowledge and the application of these concepts in the resolution of problems. The integration of different areas of knowledge can favor the understanding of phenomena using content covered in different disciplines as tools, facilitating problem solving, in addition to identifying and correcting flaws in student education. The study of hydrogenionic potential in high school involves, in addition to abstract theoretical concepts, the use of complex mathematical notions such as logarithms and concentration calculations that, without stimulating the student's interest in the result, often become tiresome. A quick demonstration of the expected result can serve as a stimulus and arouse the student's curiosity, in addition to demonstrating the importance of using mathematical methods. The possibility of using an existing program, such as Excel®, to obtain results more quickly can attract the student's attention to the construction of spreadsheets that will involve the search and consolidation of knowledge in chemistry and mathematics. In this work, we will use the Analytical Calculator to awaken the interest of the student, we will approach the theories of the chemistry and mathematics disciplines involved and use of the acquired knowledge in the development of computational skills.-
Descrição: dc.description63 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectpH-
Palavras-chave: dc.subjectAcidez-
Palavras-chave: dc.subjectBasicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo da bissecção-
Palavras-chave: dc.subjectLogaritmo-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo matemático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectpH-
Palavras-chave: dc.subjectAcidity-
Palavras-chave: dc.subjectAlkalinity-
Palavras-chave: dc.subjectBisection method-
Palavras-chave: dc.subjectLogatithm-
Título: dc.titleUtilização de métodos matemáticos e da informática como ferramentas facilitadoras para construção de conhecimento científico na área de química: cálculo do pH-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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