Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Larissa Dahmer | - |
Autor(es): dc.contributor | Vale, Andrea Araujo do | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ney Luiz Teixeira de | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Danielle Felix Gomes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23307 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776880 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva analisar as produções acadêmicas do Serviço Social sobre a expansão do EaD na formação profissional de Serviço Social, que iniciou seu funcionamento no ano de 2006 com a primeira turma. Para tanto buscamos resgatar o debate da formação social brasileira, a partir dos autores com acúmulo teórico acerca do assunto, considerando o Brasil um país capitalista dependente, que segue as orientações do grande capital para os países periféricos. O Brasil realiza a contrarreforma do Estado, nos anos de 1990, através do aprofundamento da proposta política de caráter neoliberal. Na disseminação e nas recomendações das políticas de receituário neoliberal a proposta é que o Estado não deve ser mais o executor direto do desenvolvimento do país, mas sim transferir essa ação para o mercado. Assim, as políticas públicas, principalmente de educação, são atingidas por uma intensa privatização, tanto no interior das universidades públicas, como no crescimento de instituições de ensino superior privadas. Essa mercantilização do ensino superior ganha vigor, nos anos 2000, com a expansão dos cursos de graduação no EaD, por meio de legislações que apresentam ações direcionadas ao ensino superior nessa modalidade. Portanto, é nesse contexto que concentraremos nosso estudo na formação profissional em Serviço Social no EaD e buscamos conhecer as estratégias de enfretamento da categoria profissional a expansão do EaD que contraria a direção hegemônica conquistada pela profissão. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the academic productions of the Social Service on the expansion of EaD in the professional formation of Social Work, which began its operation in the year 2006 with the first group. For this, we seek to rescue the debate of Brazilian social formation from the authors with theoretical accumulation on the subject, considering Brazil a dependent capitalist country, which follows the guidelines of the great capital for the peripheral countries. Brazil performs the counter-reform of the State, in the 1990s, through the deepening of the political proposal of a neoliberal character. In the dissemination and recommendations of neoliberal prescription policies, the proposal is that the State should no longer be the direct executor of the country's development, but rather transfer that action to the market. Thus, public policies, especially education, are affected by intense privatization both within public universities and in the growth of private higher education institutions. In 2000, this commercialization of higher education was strengthened by the expansion of undergraduate courses in the EaD, through laws that present actions directed to higher education in this modality. Therefore, it is in this context that we will concentrate our study on the professional formation in Social Work in the EaD and we seek to know the strategies of confrontation of the professional category the expansion of the EaD that contradicts the hegemonic direction conquered by the profession. | - |
Descrição: dc.description | 172f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | EaD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | EaD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Service | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocational training | - |
Título: dc.title | Ensino a distância na formação profissional: uma análise das produções do Serviço Social | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: