Infecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesseder, Jorge Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMaia, Eline Deccache-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.creatorSilva, Pedro Henrique Lemos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776878-
Descrição: dc.descriptionDurante o século XXI, observou-se a profusão de meios de comunicação digitais que, por conseguinte, passaram a assumir um papel de destaque na vivência dos jovens estudantes.Este cenário sugere nova demanda ao desenvolvimento de artefatos tecnológicos educacionais, a fim de potencializar abordagens metodológicas ativas que possam engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Partindo disto, portanto, o presente trabalho teve como objetivo geral desenvolver material virtual para professores de Ciências a partir da temática das Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST). A escolha da temática permeia os anseios de adolescentes, que transitam por mudanças corporais, e fomenta um espaço capaz de maximizar o debate e minimizar a repetição de conteúdos expostos de forma tradicional. Para tal, durante a prática docente do pesquisador, foi realizado atividade utilizando os fundamentos teóricos do ensino híbrido por metodologia da sala de aula invertida, com o intuito de colher dados qualitativos que verifiquem as vantagens do material elaborado na potencialização da referida metodologia. Este encontro serviu como base para a elaboração de propostas pedagógicas, e culminou na reunião destas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), confeccionado a partir da temática das IST e com aplicação voltada ao oitavo ano do Ensino Fundamental. Denominado Propostas Pedagógicas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (PPIST), compreende-se que a divulgação e orientação da metodologia da sala de aula invertida, utilizando o AVA elaborado, promove ganhos para explorar uma temática que impacta individualmente e coletivamente os adolescentes, além de propor novos olhares a prática docente.-
Descrição: dc.descriptionDuring the 21st century, we have observed the profusion of digital media that, consequently, has assumed a prominent role in the experience of young students. This scenario suggests a new demand for the development of educational technological artifacts, in order to enhance active methodological approaches that can engage students in the teaching-learning process. Therefore, the general objective of the present work was to develop virtual material for science teachers based on the topic of Sexually Transmitted Infections (STI). The choice of the theme permeates the longings of teenagers, who go through body changes and promotes a space capable of maximizing the debate and minimizing the repetition of contents exposed in a traditional way. To this end, during the teaching practice of the researcher, an activity was carried out using the theoretical foundations of hybrid teaching through flipped classroom methodology, with the purpose of collecting qualitative data to verify the advantages of the material developed in the potentialization of that methodology. This meeting served as a basis for the elaboration of pedagogical proposals, and culminated in the gathering of these proposals in a Virtual Learning Environment (VLE), based on the IST theme and applied to the eighth grade of elementary school. Called Pedagogical Proposals on Sexually Transmitted Infections (PPIST), it is understood that the dissemination and orientation of the methodology of the flipped classroom, using the developed VLE, promotes gains to explore a theme that impacts adolescents individually and collectively, in addition to proposing new approaches to teaching practice-
Descrição: dc.description138 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula invertida-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInfecções sexualmente transmissíveis-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInteração educador-educando-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveis-
Palavras-chave: dc.subjectBlended learning-
Palavras-chave: dc.subjectFlipped classroom-
Palavras-chave: dc.subjectVirtual learning environment-
Palavras-chave: dc.subjectSexually transmitted infections-
Título: dc.titleInfecções sexualmente transmissíveis: propostas pedagógicas por metodologia de sala de aula invertida-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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