Traduções de obras atribuídas a L. S. Vigotski no Brasil e seus impactos em monografias do curso de Pedagogia da UFF/Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorAsbahr, Flavia da Silva Ferreira-
Autor(es): dc.contributorFuhr, Ingrid Lilian-
Autor(es): dc.creatorBeck, Mateus Thaler-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30349-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776872-
Descrição: dc.descriptionLev Vigotski é um autor muito estudado por pesquisadores brasileiros de diversos campos, desde o lançamento de traduções na década de 80 de livros atribuídos a ele, chamados A formação social da mente e Pensamento e linguagem. Duarte (2004) e Prestes (2010) apontam que essas edições possuem significativas discrepâncias em relação aos originais em russo, como o corte de mais de 60% de conteúdo em Pensamento e linguagem, além de distorções, supressões e adições feitas em A formação social da mente, ambas admitidas pelos editores em seus prefácios. Embora já existam outras traduções no país, essas duas obras ainda são largamente comercializadas e utilizadas como suposto fundamento da teoria desse autor em cursos de graduação no Brasil, apesar das críticas já feitas. Diante disso, o objetivo deste estudo é analisar de que forma a teoria de Vigotski tem sido fundamentada nos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense em Niterói-RJ. Para tanto, efetuamos um levantamento das monografias do curso nos últimos 10 anos (2012-2021). Buscamos selecionar produções que abordassem a teoria histórico- cultural de Vigotski, tendo por base algumas palavras-chave pré-selecionadas. Após a leitura de 912 resumos, foram selecionados inicialmente 77 trabalhos que, em uma análise de suas referências bibliográficas, delimitamos a amostra em 69 monografias. Utilizamos uma ficha analítica para direcionar a leitura das pesquisas, direcionando nosso olhar para a forma como Vigotski fora referenciado nessas produções. Dividimos a apresentação de nossos resultados em três partes: aspectos gerais, aspectos específicos e como as monografias abordavam as questões de tradução referentes a Vigotski. Os resultados mostram que A formação social da mente aparece na bibliografia de mais de 70% dos trabalhos, seguido de Pensamento e linguagem e Imaginação e criação na infância, que aparecem em 20%. Além disso, cerca de 10% dos trabalhos retomam a discussão das traduções das obras do autor, mostrando que, embora em baixo número, o assunto tem aparecido nas monografias estudadas.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionLev Vygotsky is a much-studied author by Brazilian researchers from different fields, since the launch in the 80s of translations of books attributed to him, called A formação social da mente and Pensamento e linguagem. Duarte (2004) and Prestes (2010) claim these editions have significant discrepancies in relation to the originals in Russian, such as the exclusion of more than 60% of content in Pensamento e linguagem, as well as distortions, deletions and additions made in A formação social da mente, both admitted by the editors in their prefaces. Although there already are other translations in the country, these two works are still widely marketed and used as the supposed foundation of the author's theory in undergraduate courses in Brazil, despite the already made criticisms. Therefore, this study’s objective is to analyze how has Vygotsky's theory been based on the Pedagogy’s course end of course papers at the Fluminense Federal University in Niterói-RJ. Therefore, we carried out a survey of undergraduate dissertations in the last 10 years (2012-2021). We sought to select productions that addressed Vygotsky's cultural-historical theory, based on some pre-selected keywords. After reading 912 abstracts, 77 works were initially selected which, in an analysis of their bibliographic references, closed the sample in 69 undergraduate dissertations. We used an analytical form to direct the reading of the research, directing our gaze towards the way Vygotsky was referenced in these productions. We divided the presentation of our results into three parts: general aspects, specific aspects and how the undergraduate dissertations addressed translation issues concerning Vygotsky. The results show that A formação social da mente appears in the bibliography of more than 70% works, followed by Pensamento e linguagem and Imaginação e criação na infância, which appear in 20%. In addition, about 10% of the works resume the discussion regarding the translations of the author's works, showing that, although in low numbers, the subject has appeared in the dissertations studied.-
Descrição: dc.description123 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVigotski-
Palavras-chave: dc.subjectTradução-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMonografia-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S., 1896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTradução-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectTranslation-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectCultural-historical theory-
Palavras-chave: dc.subjectUndergraduate dissertations-
Título: dc.titleTraduções de obras atribuídas a L. S. Vigotski no Brasil e seus impactos em monografias do curso de Pedagogia da UFF/Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.