Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Paulo Antonio Cresciulo de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elizandra Garcia da Silva-
Autor(es): dc.contributorAlves Júnior, Edmundo de Drummond-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Aline Amoêdo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12312-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776869-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e considerando o lazer direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa concerne em identificá-lo como temática da Educação Física percebendo sua relação com a educação e com o cenário no qual a escola está atualmente. A monografia tem como objetivos específicos: a) resgatar bibliografias que discutam o contexto socioeconômico em que está imersa a escola, levando-se em conta as variadas possibilidades de entendimento acerca do conceito de lazer a partir deste cenário; b) estabelecer contrapontos entre àquelas e documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro) sobre o lazer e sua abordagem nas aulas de educação física escolar; c) sistematizar uma proposta de intervenção no espaço escolar que aponte para questionamentos no que tange a autonomia e emancipação dos alunos na administração do tempo e dos recursos para o lazer. A metodologia centralizase no contraponto bibliográfico e documental, no que diz respeito à escola e ao componente curricular em questão. Para contemplar os objetivos propostos será analisado às relações que vêem sendo estabelecidos no interior do projeto societário da dita modernidade e os diferentes formatos de intervenção para o lazer, bem como sua aplicabilidade nas escolas estaduais no Rio de Janeiro, lugar onde os estágios supervisionados (disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino III e IV) da graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense acontecem. Por último, apresentar-se-á a discussão sobre os limites e contradições de projetos de intervenção de lazer para/na escola. O estudo apontará o desafio de questionar a natureza da escola, situada no cenário da lógica nascida com a Revolução Industrial onde nova relação com o tempo, o trabalho e o tempo do não- trabalho exige novas atitudes e hábitos dos alunos, com vistas a inserção no mundo mercadológico e utilitarista-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to critically analyze the leisure experience in the school physical education, trying to understand its place in the school. Based on this and considering the right leisure guaranteed by the Brazilian constitution, the problem of this research concerns in identifying it as Physical Education subject perceiving its relationship with education and the scenario in which the school is currently. The monograph has specific objectives: a) to retrieve bibliographies that discuss the socioeconomic context in which the school is immersed, taking into account the varied possibilities of understanding about the concept of leisure from this scenario; b) to establish counterpoints between them and official documents (Law of Guidelines and Bases of National Education, National Curricular Parameters and the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro) on leisure and its approach in school physical education classes; c) systematize a proposal for intervention in the school space that points to questions regarding the autonomy and emancipation of students in the administration of time and resources for leisure. The methodology is centered on the bibliographical and documentary counterpoint, regarding the school and the curricular component in question. In order to contemplate the proposed objectives, it will be analyzed the relationships that are established within the societal project of the said modernity and the different forms of intervention for leisure, as well as their applicability in the state schools in Rio de Janeiro, where supervised internships Research and Practice of Teaching III and IV) of the graduation in Physical Education of the Federal University Fluminense happen. Finally, we will present the discussion about the limits and contradictions of projects of intervention of leisure to / in the school. The study will point out the challenge of questioning the nature of the school, situated in the context of the logic born with the Industrial Revolution, where a new relationship with time, work and time of nonwork demands new attitudes and habits of students, with a view to insertion in the market and utilitarian world-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLazer-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectLazer-
Palavras-chave: dc.subjectModernity-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectRecreation-
Título: dc.titleLazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.