Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:00979454322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785942E9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lucia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:38774011715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bannell, Ralph Ings | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:32306035622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763722P6 | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Patricia Bastos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2003-12-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776843 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to identify how aspects of History and social memory within the classroom produce a teaching history. Habermann Theory of Comunicative Action is the theoretical background of the research. Thus, the study has focused not only in the relationship between social memory construction and this theory, but also how it plays a role in the pedagogical action in history lessons. Data collection was undertaken using both video recording and a 7th grade classroom observation in a school in Niteroi. The class was chosen considering the teacher dialogic teaching approach. Discursive interactions between teachers and pupils in nine lessons were analysed. In these interactions the relationship among history, memory and dialogue to build a teaching history were searched. The possibility of the theory of comunicative action to back the pedagogical process is highlighted as central to the dinamics of dialogue in classroom. | - |
Descrição: dc.description | Buscamos identificar em nossa pesquisa como os elementos História e memória social se constituem no espaço da sala de aula de história, produzindo assim a históriaensinada. A teoria habermasiana da Ação Comunicativa é o nosso principal alicerce teórico, desta forma buscamos relacionar esta teoria com a construção da memória social e seu papel no fazer pedagógico da sala de aula de história. A coleta de dados foi realizada através de vídeo-gravação e observação em uma turma de 7a. Série (8a. Anos escolar), na Escola Municipal José de Anchieta, localizada no município de Niterói. Escolhemos uma turma em que o principal procedimento pedagógico do professor é o diálogo. Analisamos as interações discursivas entre professor e alunos em nove aulas, buscando a relação dos elementos História, memória e diálogo na construção da história-ensinada. A possibilidade da teoria da Ação comunicativa fundamentar o processo pedagógico é evidenciada, destacando-se o diálogo, em movimentos dinâmicos, como o centro do procedimento pedagógico realizado em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ação comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interações discursivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Ensino de história e memória social : a construção da história-ensinada em uma sala de aula dialógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: