Como o marketing pode aperfeiçoar o serviço público estudo de caso: autarquia municipal - SAAE-VR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbegão, Luís Henrique-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Lúcio Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCabral, Isabel-
Autor(es): dc.creatorAlvarenga, Fernando de Aguiar-
Autor(es): dc.creatorBigonha, Leandro da Silva Valloni-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Victor Sousa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2043-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776796-
Descrição: dc.descriptionO objetivo geral deste trabalho é verificar a contribuição do marketing como ferramenta para aperfeiçoar o desempenho das organizações públicas nos serviços prestados à sociedade. O problema com base no qual ele foi formulado é o seguinte: considerando que as ferramentas e os conceitos de marketing aplicados no contexto das organizações privadas têm apresentado resultados positivos quanto à melhoria da imagem destas perante o público-alvo, com o fortalecimento da marca e a fidelização de clientes, assim, como extrapolar a barreira da esfera privada e obter os benefícios da utilização dos conceitos de marketing no âmbito das organizações e agências de serviços públicos? A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica em obras impressas, artigos científicos, monografias, teses e dissertações disponibilizados em bancos de dados localizados na internet, conciliada com um estudo de caso aplicado em uma Autarquia da esfera municipal. Os resultados alcançados neste estudo demonstram que a Autarquia SAAE-VR, embora utilize alguns conceitos e ferramentas de marketing, utiliza-os muito mais de maneira intuitiva e empírica do que de forma planejada e incorporada à estratégia da organização. No entanto, certamente, podemos afirmar que o marketing pode ser utilizado para aperfeiçoar o serviço público, na medida em que as instituições públicas também fazem trocas com o seu público-alvo, que é a sociedade, de um modo geral, tendo, então, que atender as suas expectativas. A conclusão obtida demonstra que, até em decorrência da noção de administração gerencial importada das organizações privadas, as instituições públicas vêm sendo gradativamente direcionadas à utilização de conceitos de marketing para ajudar a redefinir o papel dos órgãos públicos em atendimento à demanda social-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this work is to verify the contribution of marketing as a tool to improve the performance of public services provided to the company. The problem on the basis of which it was made is the following: since the tools and marketing concepts applied in the context of private organizations have shown positive results in improving the image of them before the audience, strengthening the brand and customer loyalty, as well as extrapolate the barrier of privacy and obtain the benefits of the use of marketing concepts within organizations and public service agencies? The methodology used is the printed works in literature, scientific articles, monographs, theses and dissertations available in databases located on the internet, reconciled with a case study applied to an agency of the municipal level. The results achieved in this study demonstrate that the Local Authority SAAE-VR, although it uses some concepts and marketing tools, use them more intuitive and empirical than planned and incorporated into the organization's strategy so way. However, certainly we can say that marketing can be used to improve public service, to the extent that public institutions also make trade with your target audience, which is society, in general, and then that meet your expectations. The conclusion shows that, due to the concept of managerial administration imported private organizations, public institutions are gradually being directed to the use of marketing concepts to help redefine the role of government agencies in compliance with social demand-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio da eficiência-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectPublic administration-
Palavras-chave: dc.subjectPrinciple of efficiency-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleComo o marketing pode aperfeiçoar o serviço público estudo de caso: autarquia municipal - SAAE-VR-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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