Uma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andréa Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5969031244402632-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Alcilúcia-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1912833211453104-
Autor(es): dc.contributorBertagnolli, Denise de Castro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6727744713310620-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5574657721343647-
Autor(es): dc.creatorMarcolano, Vitor Durade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25747-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776783-
Descrição: dc.descriptionComumente nos estágios supervisionados e nas atividades com alunos do ensino médio observam-se dificuldades, que por vezes estão relacionadas à forma como a disciplina de química é trabalhada na escola, isto é, o foco é na abordagem tradicional ao transmitir o conteúdo, que em geral, é descontextualizado, distante da realidade do estudante, gerando assim desinteresse e falta de participação dos estudantes. Nesse contexto, é necessário propor metodologias de ensino que valorizem o protagonismo do estudante no seu processo de aprendizagem para que assim perceba a química no seu cotidiano. A Educação na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) é uma alternativa ao ensino tradicional, pois se preocupa com a formação de um sujeito ecológico, consciente e capaz de tomar atitudes mais sustentáveis diante das problemáticas envolvendo a sua realidade. Dessa forma, este trabalho busca desenvolver uma pesquisa qualitativa exploratória sobre o ensino da química no viés do sabão ecológico, além de trabalhar o enfoque CTSA e propor uma sequência didática para o ensino da reação orgânica de saponificação. Para isso, a sequência foi baseada nos cinco passos de Ainkenhead e nos pressupostos da pedagogia de Paulo freire. Nesse sentido, para o desenvolvimento da sequência, foi proposta a leitura de textos e aplicação de um questionário de conhecimentos prévios para identificar as concepções iniciais dos estudantes sobre a temática do óleo residual. Logo, a proposta possibilita a construção de um pensamento crítico através da problematização no descarte do óleo, bem como um ensino mais dialógico no ensino de ciências e para uma aprendizagem significativa do conteúdo químico, foi proposta uma contextualização sobre a história do sabão, visto que o tema envolve saberes históricos que podem ser abordados nas aulas de química-
Descrição: dc.descriptionCommonly in supervised internships and in activities with high school students, difficulties are observed, which are sometimes related to the way the Chemistry subject is worked at school, that is, the focus is on the traditional approach when transmitting the content, which in general, it is decontextualized, far from the student's reality, thus generating students' lack of interest and participation. In this context, it is necessary to proportion teaching methodologies that value the role of the student in their learning process so that they feel the need for chemistry in their daily lives. Education from the CTSA perspective (Science, Technology, Society and Environment) is an alternative to traditional education, as it is concerned with the formation of an ecological subject, aware and capable of taking more sustainable attitudes in the face of problems involving their reality. Thus, this work seeks to develop an exploratory qualitative research on the Teaching of Chemistry in the ecological soap bias, in addition to working the CTSA approach and proposing a didactic sequence for the teaching of organic saponification reaction. For this, the sequence was based on Ainkenhead's five steps and on Paulo Freire's pedagogy assumptions. In this sense, for the development of the sequence, it was proposed to read texts and apply a prior knowledge questionnaire, to identify the students' initial conceptions on the theme of residual oil. Therefore, a proposal enables the construction of critical thinking through problematizing the disposal of oil, as well as a more dialogic teaching in Science teaching and for a contained learning of chemical content, a contextualization on the history of chemical soap was proposed, it was proposal a contextualization of the history of chemical soap the theme involves historical knowledge that can be internal in chemistry classes.-
Descrição: dc.description77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectSabão ecológico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSabão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectEcological soap-
Título: dc.titleUma proposta de sequência didática no ensino da reação orgânica de saponificação com enfoque CTSA a partir do sabão ecológico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.