Estudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAshley, Patrícia Almeida-
Autor(es): dc.creatorLuz, Ana Carolina Nogueira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:45:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:45:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776780-
Descrição: dc.descriptionA partir de 2015, no contexto temático das duas linhas de pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, quais sejam Políticas em Culturas e Educação em Desenvolvimento Sustentável; e Governança e Políticas Públicas em Desenvolvimento Sustentável, a atividade de editoração do núcleo contempla a produção de publicações seriadas. Entre as publicações seriadas, foram lançadas em 2015: o informativo Nas Pétalas do Girassol de EcoPolíticas, com cinco números publicados em seu primeiro volume em 2015 e que passará a ser denominado como revista a partir de 2016; a Série Estudos em EcoPolíticas, com primeiro volume publicado em março de 2015; e a Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Tais publicações seriadas buscam a difusão e diálogo de saberes e fazeres entre docentes, estudantes, profissionais e gestores em organizações públicas, empresariais e da sociedade civil, trazendo e aproximando a sociedade e a universidade para a inovação social, ambiental e econômica, alinhada com princípios, processos, políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Este relatório compõe o volume I da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais. Apresenta o método, técnicas e ferramentas na prática pedagógica de aprendizagem baseada em projetos adotada no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I turma 2015.1, além dos perfis de estudantes concluinte e capítulos com os resultados e conclusão dos estudos por equipe. Uma seção ao final apresenta a auto avaliação dos estudantes da turma sobre a formação em CCCS I pela prática pedagógica adotada. Este relatório apresenta uma primeira seção com o Perfil de Estudantes Concluintes em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I – turma 2015.1 e que concluíram com sucesso seus respectivos projetos de estudos socioambientais e atingiram a nota mínima para aprovação e frequência nas atividades de formação desta turma. Uma segunda seção apresenta o Método de Aprendizagem baseada em Projetos aplicado à turma 2015.1 de Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I. Em seguida, há uma terceira seção dedicada a sistematizar a apresentação dos Métodos de Estudo e Técnicas de Coleta de Dados adotados nos estudos sobre alimentação e sobre mobilidade urbana, tanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa de campo quanto para técnicas adotadas em métodos de pesquisa em fontes secundárias. Para os que realizaram pesquisa de campo, são ainda detalhados os lugares, situações e sujeitos focalizados para as técnicas de coleta de dados em fontes primárias (pesquisa de campo) aplicadas por cada estudo. Uma quarta seção apresenta os Resultados e Conclusões, informando a equipe de autores do projeto, um resumo com o objetivo do estudo, os resultados, a conclusão e as fontes consultadas. Os capítulos de resultados e conclusões estão organizados em duas seções contemplando os dois grandes temas de estudo: alimentação e mobilidade urbana, em uma sequência a partir de uma perspectiva mais ampla ou externa à Uff para uma perspectiva mais próxima e interna à Uff. A última seção trata de apresentar os Resultados de Auto Avaliação que cada estudante da turma escreveu durante a aula em que se reuniram em final de junho reconhecendo o que pode desenvolver e o que ainda precisa desenvolver melhor na prática de aprendizagem baseada em projetos de estudos socioambientais.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense/Pró-Reitoria de Graduação/Divisão de Monitoria-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relation1;1-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em projetos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a cidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos socioambientais-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Título: dc.titleEstudos socioambientais em alimentação e mobilidade urbana: Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2015.1. Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais V. I-
Tipo de arquivo: dc.typeTechnical report-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.