Produção de um audiolivro visando uma educação ambiental inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Marcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Sheila Pressentin-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.creatorMendonça, Caroline Stephanee Mattos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776774-
Descrição: dc.descriptionVisando uma educação inclusiva e ambiental foi produzido um audiolivro paradidático direcionado a turmas de 5º e 6º ano do ensino fundamental. O produto desenvolvido tem como proposta proporcionar a inserção de alunos do ensino fundamental II em discussões sobre questões ambientais junto a uma aprendizagem reflexiva e investigativa de ciências. A escolha, do audiolivro como recurso didático inclusivo foi definida por se tratar de um material utilizado tanto por alunos com deficiência visual quanto por alunos videntes ou com algum nível de deficiência intelectual. Após produção do material, o mesmo foi submetido a uma avaliação, qualitativa, sendo uma delas realizada por um professor cego, que atua em salas de recursos na rede pública de ensino, e a outra por uma professora vidente que trabalha com alunos deficientes visuais e autistas. Como resultado final confrontando-se as avaliações dos professores, conclui-se que o produto tem grande potencial para atingir os objetivos didáticos propostos-
Descrição: dc.descriptionAiming at an inclusive and environmental education, a paradidadic audiobook was produced for 5th and 6th grade classes. The developed product has proposals to provide the insertion of elementary school students in discussions on environmental issues together with a reflective and investigative learning of sciences. The choice of an audiobook as an inclusive didactic resource was defined as being a material used by students with visual impairment as well as by students who were blind or with some degree of intellectual disability. After production, the material was subjected to an evaluation, qualitative, one of which was performed by a blind teacher, who works in resource rooms in the public education network, and the other by a seer teacher who works with visually impaired students and autistic. As a final result confronting the teachers' evaluations, it is concluded that the product has great potential to achieve the proposed didactic objectives-
Descrição: dc.description78 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAudiolivro-
Palavras-chave: dc.subjectDeficientes visuais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectLivro falado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAudiobook-
Palavras-chave: dc.subjectVisual deficient-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Título: dc.titleProdução de um audiolivro visando uma educação ambiental inclusiva-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.