
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Faitanin, Paulo Sérgio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Jaehn, Lisete | - |
| Autor(es): dc.creator | Scarpi, Raphaela de Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776768 | - |
| Descrição: dc.description | A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais. | - |
| Descrição: dc.description | The analysis of the Thomist perspective on education is an instrument to reflect on the neoliberal obstacles, which make the emancipation of students unfeasible. With the incorporation of mechanistic and marketing methods, education was reduced to simple professional training, emphasizing the exercise of coercive power, which makes it impossible for subjects to reflect and know themselves and the world. Based on Aquinate's analyses, we found new ways to enable the construction of a transformative education. The critique of neoliberal education and the idea of human capital, which guides its foundations, will help illustrate how schools have been reflecting industrial interests. | - |
| Descrição: dc.description | 43 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tomismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tomism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Título: dc.title | A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: