A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaitanin, Paulo Sérgio-
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.creatorScarpi, Raphaela de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32481-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776768-
Descrição: dc.descriptionA análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais.-
Descrição: dc.descriptionThe analysis of the Thomist perspective on education is an instrument to reflect on the neoliberal obstacles, which make the emancipation of students unfeasible. With the incorporation of mechanistic and marketing methods, education was reduced to simple professional training, emphasizing the exercise of coercive power, which makes it impossible for subjects to reflect and know themselves and the world. Based on Aquinate's analyses, we found new ways to enable the construction of a transformative education. The critique of neoliberal education and the idea of human capital, which guides its foundations, will help illustrate how schools have been reflecting industrial interests.-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTomismo-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTomism-
Palavras-chave: dc.subjectNeoliberalism-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Título: dc.titleA proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.