Apenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCampanella, Bruno-
Autor(es): dc.contributorHolzbach, Ariane-
Autor(es): dc.contributorRoxo, Marco-
Autor(es): dc.contributorCaravela, Gabriela-
Autor(es): dc.contributorLage, Leandro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1171236148430438-
Autor(es): dc.creatorGama, Érica Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23710-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776765-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo analisar de que modo os filmes e vídeos de casamento se consolidaram como um produto midiático de características próprias que os projetam como um gênero audiovisual singular, ajudando a pensar o papel das mídias e tecnologias nas articulações da sociedade com seus valores e rituais. Para isso, esta pesquisa investiga as transformações ocorridas nesses produtos ao longo dos anos e identifica as configurações que os constituem e os fazem ultrapassar o simples registro de recordação, conquistando um estatuto próprio enquanto produto de mídia. Esta discussão será conduzida a partir da análise de um acervo de filmes e vídeos de casamento produzidos desde a década de 1920 até os dias atuais, a ser investigado tanto em seus aspectos estéticos como narrativos. Neste sentido, acabamos por traçar um panorama dos registros de casamentos no Brasil feitos em filmes e vídeos. Ao perceber a falta de estudos sobre o objeto no campo da Comunicação, exploramos as produções captadas que compõem o corpus de observação, a partir do cruzamento de estratégias consolidadas nos estudos de audiovisual, como as proposições de Hansen et al. e Mittell; e na configuração de base dos rituais de casamento, tendo como vertentes conceituais autores como Peirano, Segalen e Van Gennep. Após quase cem anos desde os primeiros indícios dos registros de casamento por imagem em movimento no país, é possível identificar transformações e continuidades nesse tipo de produção, decorrentes de mudanças sociais e tecnológicas. Por meio das diferentes formas de circulação, refletimos sobre o gênero como experiência, em constante desenvolvimento e adaptação às demandas do mercado. A partir dela, reconhecemos as produções em três fases distintas, que não são pautadas pela temporalidade, mas por características de cada época, com identificação de pontos convergentes e divergentes de cada momento, que direcionam para elementos característicos da construção das produções. Destacamos a etapa mais recente e as múltiplas possibilidades narrativas e estéticas construídas sob três aspectos principais: a emoção como foco narrativo, a importância da representatividade dos noivos e do produtor e os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Por fim, defendemos os vídeos de casamento como gênero audiovisual e como produto cultural, abrindo espaço para novos estudos sobre essas produções.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to analyze how wedding films and videos have become a media product with characteristic of sits own, as well as a unique audiovisual genre which we can use to think about the role of media and technologies in the articulation with society's values and rituals. For this purpose, this research investigates the transformations that these products underwent over the years and identifies the main characteristics that make them more than simple recordings of memories, achieving their own status as a media product. We analised a collection of wedding films and videos from the 1920s to the present day, which were exammined both in their aesthetic and narrative aspects. In this sense, we drawed an overview of marriage recordings in Brazil made in film and video. Noticing the lack of studies on the object in the field of Communication, we explore the recordings, which make up the corpus of observation, combining consolidated strategies in audiovisual studies, such as those proposed by Hansen et al. and Mittell, and in the basic configuration of marriage rituals, drawing upon authors such as Peirano, Segalen and Van Gennep. After nearly a hundred years since the first signs of wedding recordings in moving pictures in Brazil, it is possible to identify transformations and continuities in this type of production, resulting from social and technological transformations. Through the different forms of circulation, we reflect on this audiovisual gender as an experience, in constant development and adaptation to market demands. From it, we recognize the productions in three distinct phases, which are not guided by temporality, but by characteristics of each period, with identification of converging and divergent points of each moment, which lead to characteristic elements of the construction of the productions. We highlight the most recent stage and the multiple narrative and aesthetic possibilities built from three main aspects: emotion as a narrative focus, the importance of representing the couple and the producer, and the challenges of an increasingly competitive and demanding market. Finally, we argue that wedding videos constitute an audiovisual genre and a cultural product, which invites new studies on these productions.-
Descrição: dc.description208f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCasamento-
Palavras-chave: dc.subjectFilme de casamento-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo de casamento-
Palavras-chave: dc.subjectRegistro audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectGênero audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCasamento-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-
Palavras-chave: dc.subjectFilme-
Palavras-chave: dc.subjectArquivo audiovisual.-
Palavras-chave: dc.subjectWedding-
Palavras-chave: dc.subjectWedding film-
Palavras-chave: dc.subjectWedding vídeo-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual record-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual genre-
Título: dc.titleApenas recordações? Desenvolvimento e configuração do vídeo de casamento como gênero audiovisual-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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