Sentimentos e crenças acerca da matemática via desenhos: uma pesquisa com alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBortolossi, Humberto José-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luciana de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776725-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, fazemos um estudo sobre as atitudes, crenças e sentimentos dos alunos de duas turmas do Ensino Fundamental II da região metropolitana do Rio de Janeiro por meio da análise qualitativa de desenhos produzidos por esses estudantes em resposta à questão: qual é a “cara” da Matemática? Também investigamos qual é a definição de Matemática que os alunos trazem consigo e suas percepções sobre as aplicações de números, geometria e gráficos fora do contexto escolar. Nosso estudo inclui também como se comportam algumas dessas variáveis em termos de gênero e nota escolar.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we study the attitudes, beliefs, and feelings of students from two classes of Elementary School (K-6/K-7) in the metropolitan region of Rio de Janeiro through the qualitative analysis of drawings produced by these students in response to the question: what is the “face of Mathematics? We also investigate what is the definition of Mathematics that students bring with them and their perceptions about the applications of numbers, geometry, and graphs outside the school context. Our study also includes how some of these variables behave in terms of gender and grade.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectsentimentos-
Palavras-chave: dc.subjectcrenças-
Palavras-chave: dc.subjectimagens-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectfeelings-
Palavras-chave: dc.subjectbeliefs-
Palavras-chave: dc.subjectimages-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleSentimentos e crenças acerca da matemática via desenhos: uma pesquisa com alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.