
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bortolossi, Humberto José | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Luciana de Freitas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29606 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776725 | - |
| Descrição: dc.description | Neste trabalho, fazemos um estudo sobre as atitudes, crenças e sentimentos dos alunos de duas turmas do Ensino Fundamental II da região metropolitana do Rio de Janeiro por meio da análise qualitativa de desenhos produzidos por esses estudantes em resposta à questão: qual é a “cara” da Matemática? Também investigamos qual é a definição de Matemática que os alunos trazem consigo e suas percepções sobre as aplicações de números, geometria e gráficos fora do contexto escolar. Nosso estudo inclui também como se comportam algumas dessas variáveis em termos de gênero e nota escolar. | - |
| Descrição: dc.description | In this work, we study the attitudes, beliefs, and feelings of students from two classes of Elementary School (K-6/K-7) in the metropolitan region of Rio de Janeiro through the qualitative analysis of drawings produced by these students in response to the question: what is the “face of Mathematics? We also investigate what is the definition of Mathematics that students bring with them and their perceptions about the applications of numbers, geometry, and graphs outside the school context. Our study also includes how some of these variables behave in terms of gender and grade. | - |
| Descrição: dc.description | 40 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sentimentos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | crenças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | imagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | feelings | - |
| Palavras-chave: dc.subject | beliefs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | images | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Título: dc.title | Sentimentos e crenças acerca da matemática via desenhos: uma pesquisa com alunos do sexto e sétimo anos do ensino fundamental | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: