Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pitrez, Maria C. M. M | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7816901831504076 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, A. L. S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6748143521713365 | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Thamires de Mesquita Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28228 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776680 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo pensar na formação inicial do professor de Sociologia, tendo como foco a disciplina de estágio curricular obrigatório. O objetivo geral consistiu em compreender como se deu o processo de estágio docente de alunos que o fizeram durante a pandemia e na retomada presencial. A compreensão do estágio como um rito de passagem do docente guiou minhas observações a respeito deste momento que é marcado por um estado de liminaridade entre o papel de ser aluno e professor, repleto de inseguranças e incertezas sobre o futuro profissional. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, observando o meu próprio processo ritual de estágio no ensino remoto, bem como a realização de entrevistas com alunos e alunas do curso que realizaram o estágio no momento da pandemia e na retomada presencial. | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to think about the initial education of Sociology teachers, focusing on the obligatory internship discipline. The objective of this paper was to understand how the teaching internship process of students who did it during and after the pandemic was. Comprehending the teaching internship as a rite of passage for teachers guided my observations about this moment, which is characterized by a state of liminality between the role of being a student and the role of being a teacher, and a time full of insecurities and uncertainties about the professional future. The methodology used was participant research, observing my own ritual internship process in remote teaching, as well as conducting interviews with students of the course who carried out the internship at the time of the pandemic and in face-to-face resumption. | - |
Descrição: dc.description | 46 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | : Estágio Docente; Ritos de Passagem; Ensino Remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching internship; Rites of Passage; Online teaching | - |
Título: dc.title | ESTÁGIOS, DOCÊNCIAS E RITOS DE PASSAGEM: desafios na formação docente durante a pandemia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: