Otimização dos custos de transporte do escoamento da soja em grãos do Centro Oeste brasileiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Roberta Famá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14575-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776674-
Descrição: dc.descriptionA logística para o escoamento de produtos agrícolas é um desafio e um grande limitador para o setor. O baixo valor agregado de produtos agrícolas torna a minimização dos custos logísticos extremamente importante para a competitividade e viabilidade do produtor. No setor, o custo logístico de maior representatividade é o transporte, o que é agravado pela carência de infraestrutura que o país enfrenta. Dentre as maiores dificuldades, está a proporção entre os modais de transporte, que é predominantemente rodoviária. Este estudo busca a definição de um modelo de programação linear que otimize os custos de transporte do escoamento de soja em grãos provenientes do centro oeste brasileiro e da exportação para China e União Europeia, a partir dos principais portos brasileiros. O modelo é aplicado em dados referentes ao ano de 2017, possibilitando verificar que a otimização dos fluxos, o uso de rotas intermodais e a expansão da capacidade dos portos seriam capazes de gerar economias no custo de transporte da soja. Os resultados obtidos apontam uma economia de até 17%-
Descrição: dc.descriptionLogistics of agricultural products is a challenge and a major constraint for the sector. The low value-added of agricultural products makes the minimization of logistics costs extremely important for the competitiveness and viability of the producer. In the sector, the most representative logistics cost is transport, which is aggravated by the lack of infrastructure that the country faces. Among the greatest difficulties is the proportion of transport modes, which is predominantly road. This study aims at the definition of a mathematical model that optimizes the transport costs of the soybean flow in grains from the center of Brazil and exports to China and the European Union from major Brazilian ports. The model is applied in data referring to the year 2017, making it possible to verify that the optimization of flows, the use of intermodal routes and the expansion of harbors’ capacity can generate savings in the cost of transporting soybeans. The results obtained points to savings of up to 17%-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscoamento de soja-
Palavras-chave: dc.subjectCusto de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação linear-
Palavras-chave: dc.subjectProblema do transporte-
Palavras-chave: dc.subjectLogística de suprimento-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte de mercadoria-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação linear-
Palavras-chave: dc.subjectSoybean flow-
Palavras-chave: dc.subjectTransportation costs-
Palavras-chave: dc.subjectTransportation problem-
Palavras-chave: dc.subjectLinear programming-
Título: dc.titleOtimização dos custos de transporte do escoamento da soja em grãos do Centro Oeste brasileiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.