Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos Filho, Américo da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Ennio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28158 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776670 | - |
Descrição: dc.description | Esse trabalho se propôs a identificar fatores positivos e negativos do teletrabalho que influenciam a vida do estagiário, considerando que tal modelo de trabalho foi imposto devido à ascensão vertiginosa da pandemia, decorrente da covid19. Para isso, os conceitos de teletrabalho e estágio foram pleiteados por meio de pesquisas bibliográficas, que serviram de base teórica para a construção do debate,narrativas sobre a evolução do teletrabalho na história e suas reflexões na legislação brasileira, bem como os impactos práticos na vida dos estagiários. Por meio de uma abordagem quantitativa, aplicou-se um questionário, do tipo survey, a 124 estagiários, durante o lapso temporal de uma semana do mês de agosto de 2021. Os resultados,em alguns pontos, foram congruentes com os benefícios apontados pela Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRATT, porém houve diferenças em outros aspectos, já que a maioria dos respondentes disseram se sentir mais ressaltar que teletrabalho é um tema muito recente e que devido aos rápidos avanços tecnológicos, há mudanças frequentes nesse regime de trabalho. Ademais, concluise que certamente há vantagens quanto ao teletrabalho, porém é preciso avançar em alguns aspectos desse modelo, principalmente quanto aos estagiários, que por serem o elo mais frágil da relação laboral, tendem a sofrer mais para se adaptar e evoluir nesse regime. Indubitavelmente, essa pesquisa não visa desvanecer as questões do tema, mas sim estimular uma análise e debate do assunto, servindo como base e orientação para futuras pesquisas. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed to identify positive and negative factors of telework that influence the intern's life, considering that this work model was imposed due to the dizzying rise of the pandemic, resulting from covid-19. For this, the concepts of telework and internship were claimed through bibliographical research, which served as a theoretical basis for the construction of the debate, narratives about the evolution of telework in history and its reflections on Brazilian legislation, as well as the practical impacts on life of the interns. Through a quantitative approach, a survey-type questionnaire was applied to 124 trainees, during a period of one week in August 2021. The results were congruent, in some points, with the benefits pointed out by the Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades – SOBRATT, however, there were differences in other aspects, since most respondents said they feel more concentrated and productive working in person. Finally, it is important to emphasize that telework is a very recent topic and that due to rapid technological advances, there are frequent changes in this work regime. Furthermore, it is concluded that there are certainly advantages to telework, but it is necessary to advance in some aspects of this model, especially with regard to interns, who, as they are the weakest link in the labor relationship, tend to suffer more to adapt and evolve in this regime. Undoubtedly, this research does not aim to dispel the issues of the theme, but rather to stimulate an analysis and debate on the subject, serving as a basis and guidance for future research. | - |
Descrição: dc.description | 39 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletrabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estagiário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teletrabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio supervisionado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de estágio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Condições de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho em domicílio | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telecommuting | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trainee | - |
Título: dc.title | A qualidade do trabalho remoto no estágio pela perspectiva dos estagiários | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: