Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maurício da | - |
Autor(es): dc.contributor | Áreas, Eduardo Kenedy Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Victorino, Shirlei Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Janine Maria Rocha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776666 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competente | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this study is thinking on the daily reading teaching at schools. It is well known that reading goes beyond decoding symbols or words. In fact, reading is understanding and interpreting the reality through a quite complex process which encloses much more elements. It was this findings that led us to consider the global approach as the theoretical reference to develop activities related to the communicative competence. Many researchers have been coping with the reading acquisition subject but, despite many published works, there was no expressive change of the status quo so far. By means of using daily newspapers at the classrooms, it is offered another tool regarding the reading teaching. Considering the present interactivity age in which the daily use of mobile phones and Internet is widespread among young people, especially teenagers, making pupils interested in reading newspapers is not an easy task but it is essential in order to growing up able readers and well informed citizens. In fact, the newspaper is only a way to introduce further readings. The proof of this statement is that the proposed activities along this work may be applied to different kind of texts. Furthermore, the suggestions of activity presented hereafter have as main objects the exploration and development of reading skills which are essential to the reading act itself and to the training of an independent and skilled enough mature pupil-reader | - |
Descrição: dc.description | 82 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem global | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência comunicativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motivação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hábito de leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative competence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Global approach | - |
Título: dc.title | O objeto-jornal e a competência comunicativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: