A aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Simone de Lima-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Isabel Cristina Pereira dos Santos-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Sebastião Luiz da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776656-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho é mostrado como o ensino de matemática e de programação, de forma concomitante, possibilitam que os dois campos de conhecimento auxiliem os educandos na compreensão dos conceitos envolvidos, ou seja, ocorrendo, assim, a aprendizagem. Uma parte deste trabalho é concebida sem o uso de computadores, procedendo com a análise, desenho e construção de possíveis soluções de problemas da área de matemática no ano de escolaridade proposto. Utilizou-se, para este estudo, as metodologias ativas, que é fazer com que os estudantes busquem soluções através de investigação, mesmo que não sejam programáveis. A abordagem proposta encontra suporte na teoria de aprendizagem significativa, ou seja, quando o conhecimento perpassa a absorção mecânica e cria pontos de ancoragem no cérebro. É esperado que, ao implementar a proposta, os educandos adquiram conhecimentos que os auxiliem no chamado pensamento computacional, o que possibilitará desenvolver o pensamento algorítmico-
Descrição: dc.descriptionThis work shows how teaching mathematics and programming concomitantly allows the two fields of knowledge to help students understand the concepts involved, thus allowing learning to occur. A part of the work is conceived without the use of computers, proceeding with the analysis, design, and construction of possible solutions to problems in the mathematics area of the proposed school year. Making students look for solutions through investigation, even if they are not programmable, use an educational tool called active learning. The proposed approach finds support in the theory of meaningful learning when knowledge permeates mechanical absorption and creates anchor points in the brain. It is expected that by implementing the proposal, students will acquire knowledge that will help them in the so-called computational thinking enabling them to develop algorithmic thinking-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de programação-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio computacional-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de programação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching programming-
Palavras-chave: dc.subjectComputational thinking-
Palavras-chave: dc.subjectLearning theory-
Título: dc.titleA aprendizagem da matemática e a programação ou a aprendizagem da programação e a matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.