Deusa delicada ou fofoqueira desequilibrada? uma análise discursiva das identidades femininas em textos sobre a dança do ventre

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorCorreia, Adriana Martins-
Autor(es): dc.contributorSchueler, Alessandra Frota Martinez-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Daniel Mazzaro Vilar de-
Autor(es): dc.contributorCristóvão, Leandro da Silva Gomes-
Autor(es): dc.creatorAntas, Larissa Zanetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776651-
Descrição: dc.descriptionEsta tese busca observar como se constrói a identidade feminina em textos destinados à Dança do Ventre (DV). Para tanto, utiliza como marco teórico o conceito de discurso de Maingueneau (1997; 2008; 2011; 2014; 2015), a noção de gênero discursivo do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2008; VOLÓCHINOV, 2017), bem como teorias que englobam a concepção de identidade e de cultura (HALL, 2012; SILVA, 2012; LARAIA, 2014). Partindo-se do pressuposto de que a dança é uma forma de linguagem, ela irá refletir e refratar (VOLÓSHINOV, 2009) questões históricas, sociais e culturais. Dessa forma, propõe-se uma reflexão sobre como a mulher é caracterizada nesta dança utilizando como córpus seis artigos da coluna “Sagrado Feminino” da revista Shimmie, especializada em DV, bem como livros que abordam a referida dança (LYZ, 1990; BENCARDINI, 2002; ARRUDA, 2011). Empregando a noção de metodologia como processo (BARROS; PASSOS, 2009), nota-se que tanto o não verbal como o verbal auxiliam na formação identitária de mulher/bailarina presente nos textos e, desse modo, busca-se analisar: (a) os elementos icônicos, tais como, as imagens e as cores usadas no córpus; e (b) os elementos verbais ou paratextos (MAINGUENEAU, 2011), especificamente, os títulos, epígrafes e citações. O resultado das análises aponta para o fato de que nesses materiais persiste uma reprodução de enunciados que costumam ser socialmente atribuídos às mulheres, de modo a qualificá-las como invejosas, fofoqueiras, desequilibradas. Ao mesmo tempo, há um convite a se restabelecerem, buscarem sua deusa interior, o que, muitas vezes, é sinônimo de delicadeza, meiguice. Em outros momentos, a feminilidade está somente conectada à ideia de ter uma voz suave, cabelo e pele bonitos. Assim, percebe-se, por meio da noção de interdiscurso (MAINGUENEAU, 2008) que há um diálogo recorrente com a noção de mulher idealizada em nossa sociedade: a mulher bonita, delicada, educada, calma-
Descrição: dc.descriptionEsta tesis tiene como objetivo observar la construcción de la identidad femenina en textos destinados a la Danza del Vientre (DV). Así, se utiliza como marco teórico el concepto de discurso de Maingueneau (1997; 2008; 2011; 2014; 2015), la noción de género discursivo del Círculo de Bajtín (BAKHTIN, 2008; VOLÓCHINOV, 2017), y también teorías que engloban las concepciones de identidad y cultura (HALL, 2012; SILVA, 2012; LARAIA, 2014). A partir del presupuesto de que la danza es una forma de lenguaje, esta refleja y refracta (VOLÓSHINOV, 2009) cuestiones históricas, sociales y culturales. De esta manera, se propone una reflexión sobre cómo se caracteriza a la mujer en la danza, utilizando como corpus seis artículos de la columna “Sagrado Femenino” de la revista Shimmie, especializada em DV, y también los libros que abordan la misma danza (LYZ, 1990; BENCARDINI, 2002; ARRUDA, 2011). Recurriendo el concepto de metodología como proceso (BARROS; PASSOS, 2009), se nota que tanto lo no verbal como lo verbal auxilian en la formación identitaria de la mujer/bailarina que está presente en los y, así, se busca analizar: (a) los elementos icónicos, como imágenes y colores; y (b) los elementos verbales o paratextos (MAINGUENEAU, 2011), específicamente, los títulos, epígrafes y citaciones. El resultado del análisis demuestra que en esos materiales hay la reproducción de enunciados que costumbran estar asociados a las mujeres en nuestra sociedad, tales como calificarlas como envidiosa, chismosa, desequilibrada. Al mismo tiempo, hay una invitación a que busquen equilibrarse, a encontrarse con su diosa interior, lo que es sinónimo de delicadeza, ternura. En otros momentos, la feminidad está conectada a tener una voz suave, los cabellos y piel bonitos. De esta manera, se percibe, a partir de la noción de interdiscurso (MAINGUENEAU, 2008), que es recurrente un diálogo entre los enunciados de estos materiales y la noción idealizada de mujer presente en nuestra sociedad: la mujer bonita, delicada, educada y calma-
Descrição: dc.description165 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectDança do ventre-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMulher-
Palavras-chave: dc.subjectDança do ventre-
Palavras-chave: dc.subjectAnálisis del discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMujer-
Palavras-chave: dc.subjectDanza del vientre-
Título: dc.titleDeusa delicada ou fofoqueira desequilibrada? uma análise discursiva das identidades femininas em textos sobre a dança do ventre-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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