Desenvolvimento social e acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de trabalho com jogos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.contributorYamazaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorDutra, Flávia Barbosa da Silva-
Autor(es): dc.contributorGomes, Suzete Araújo Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Adriana Silva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29262-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776646-
Descrição: dc.descriptionO (des)envolvimento nas atividades escolares e a aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos podem ser desafios para os educadores. O presente estudo, realizado por meio de revisão integrativa e pesquisa-ação possibilitou a elaboração de jogos fundamentados em estudos que destacam a relevância de tais instrumentos e o caráter lúdico contrário à ideia de infantilização dos jovens e adultos. Como uma alternativa à dupla exclusão sofrida por estes estudantes que além de público da Educação de Jovens e Adultos também apresentam deficiência intelectual, a metodologia adotada foi sobretudo a de cunho qualitativo, exploratório e descritivo baseada em revisão integrativa de produções científicas sobre o foco da pesquisa, categorização e análise destes estudos e posterior pesquisa empírica. Por meio dos resultados encontrados e das evidências científicas que as pesquisas apontam foi possível depreender que os jogos, como recursos pedagógicos, podem favorecer o desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência intelectual na idade adulta bem como se constituírem instrumentos de participação, desenvolvimento e emancipação por meio da forma que foi promovida a revisão do trajeto realizado pelos alunos e o replanejamento de estratégias para atingir os objetivos propostos. Tendo como um dos seus desdobramentos a elaboração de jogos com recursos de baixa tecnologia como intervenção refletidas e apoiadas e nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, este estudo demonstra o quanto precisamos pensar e promover uma Educação que desperte interesse e promova efetiva participação. Conclui-se, correlacionando os resultados e discussões apresentadas com a realidade escolar e apresentando uma reflexão sobre a temática, que há escassez de estudos que abordem a relevância de atividades com caráter lúdico para jovens e adultos, sobretudo com deficiência intelectual. Esta realidade compromete a replicação de práticas de intervenções pedagógicas que utilizem jogos como instrumentos para a construção de conhecimento de forma prática e prazerosa. Ao pensar a educação de jovens e adultos com deficiência intelectual este estudo elucida a importância das práticas pedagógicas se apropriarem da evidência científica, com base na Revisão Sistemática da Literatura e assim promoverem uma inclusão para este público que não tem fim em si mesma, mas se amplia para a vida.-
Descrição: dc.description(Dis)involvement in school activities and the learning of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education can be challenges for educators. The present study, conducted through integrative review and action research, allowed the elaboration of games based on studies that highlight the relevance of such instruments and the playful character contrary to the idea of infantilization of young people and adults. As an alternative to the double exclusion suffered by these students who, in addition to being public, of Youth and Adult Education also have intellectual disabilities, the methodology adopted was mainly qualitative, exploratory and descriptive based on integrative review of scientific productions on the focus of research, categorization and analysis of these studies and subsequent empirical research. Through the results found and the scientific evidence that the researches point out it was possible to induce that games, as pedagogical resources can favor the development of autonomy of students with intellectual disabilities in adulthood, as well as to constitute instruments of participation, development and emancipation through the way in which the review of the path made by students and the replanning of strategies to achieve the proposed objectives was promoted. Having as one of its developments the elaboration of games with low-tech resources as reflected and supported intervention and in the principles of Universal Design for Learning, this study demonstrates how much we need to think and promote an Education that arouses interest and promotes effective participation. It concludes by correlating the results and discussions presented with the school reality and presenting a reflection on the inclusion of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education, which is scarcity of studies that address the relevance of activities with a playful character for young people and adults, especially with intellectual disabilities. It is concluded, correlating the results and discussions presented with the school reality and presenting a reflection on the theme, that there is a scarcity of studies that address the relevance of activities with a playful character for young people and adults, especially with intellectual disabilities. This reality compromises the replication of pedagogical intervention practices that use games as instruments for the construction of knowledge in a practical and pleasurable way. When thinking about the education of young people and adults with intellectual disabilities, this study elucidates the importance of pedagogical practices appropriating scientific evidence, based on the Systematic Literature Review and thus promoting an inclusion for this public that has no end in itself, but expands to life.-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão Integrativa-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Desenvolvimento Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual Disability-
Palavras-chave: dc.subjectIntegrative Review-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Practices-
Título: dc.titleDesenvolvimento social e acadêmico de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta de trabalho com jogos-
Título: dc.titleSocial and academic development of students with intellectual disabilities in Youth and Adult Education: a proposal for working with games-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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