O mundo todo é nossa biblioteca: contação de histórias e novas formas de leitura infantil no ciberespaço - os desafios da mediação no contexto da pandemia de Covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorCabral, Rosimere Mendes-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Dyane Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31623-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776609-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa investiga o impacto das tecnologias digitais na mediação da leitura e na contação de histórias em tempos de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Discute a importância do desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura desde os primeiros anos de vida, destacando a relevância da tradição oral e da narração de histórias no desenvolvimento do leitor. Explora as nuances que envolvem o processo de ensino-aprendizagem durante a infância, os dispositivos e recursos disponíveis no ciberespaço e sua aplicação na mediação da leitura, as possibilidades e as contradições que esse processo engendra, tendo em vista as desigualdades que marcam a sociedade brasileira. Realiza pesquisa exploratória de caráter descritivo pautada em levantamento bibliográfico e relatos de experiências de professores, bibliotecários e contadores de história para investigar a questão da adesão desses profissionais ao uso de ferramentas digitais na mediação remota da leitura e contação de histórias para crianças da Educação Infantil.-
Descrição: dc.descriptionThe research investigates the impact of digital technology in reading mediation and in storytelling during the social isolation period caused by the Covid-19 pandemic. It discusses the importance of developing activities that encourage reading from the early years of life, highlighting the relevance of oral tradition and storytelling in the evolution of the reader. Moreover, it seeks to explore the nuances that involve the teaching-learning during childhood, provided through the use of technologies available in cyberspace and its application in reading mediation, the possibilities and the contradictions that this process engenders, considering the inequalities that stain the Brazilian society. It executes descriptive exploratory research lined with bibliographic survey and reportings of experiences from professors, librarians and storytellers in order to investigate these professionals’ issue with adherence to the use of digital tools in the reading and storytelling remote mediation for children at preschool education.-
Descrição: dc.description97 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectContador de história-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Palavras-chave: dc.subjectArte de contar história-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCiberespaço-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020--
Palavras-chave: dc.subjectStoryteller-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectCyberspace-
Palavras-chave: dc.subjectCovid-19-
Título: dc.titleO mundo todo é nossa biblioteca: contação de histórias e novas formas de leitura infantil no ciberespaço - os desafios da mediação no contexto da pandemia de Covid-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.