Gambiarras, tramoias cenas e esquemas prática docente, cotidiano e memória na Escola de Teatro Martins Penna

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValle, Maria Teresa Esteban do-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Wallace de Deus-
Autor(es): dc.contributorFerraço, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Elza Maria Ferraz de-
Autor(es): dc.contributorAlves, Luciana Pires-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Torquato da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3898830613668582-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9777735988809472-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0217292747013858-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Heitor Collet-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776594-
Descrição: dc.descriptionA presente tese, defendida em 21 de agosto de 2017, foi produzida no curso de Doutorado do Programa de Pós-Gaduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF, no campo dos Estudos do Cotidiano e da Educação Popular, com orientação das profsª. drsª. Regina Leite Garcia (in memoriam) e Maria Teresa Esteban, e co-orientação do profº drº Rodrigo Torquato da Silva. O trabalho trata de uma pesquisa que se debruça e objetiva discutir questões e reflexões que permeiam a prática docente na escola pública. Nesse sentido, fundamenta-se metologicamente tendo o professor-pesquisador sincronicamente como sujeito e objeto da pesquisa visceral, a partir da análise de alguns de seus percursos de formação e, sobretudo, a partir das suas escavações e vivências, respectivamente, na memória e no cotidiano da Escola de Teatro Martins Penna – hoje Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna –, centenária instituição que é apontada como a primeira escola pública de teatro do Brasil e a mais antiga escola pública de teatro em atividade na América Latina. Para tanto, além de investir em observações, conversas e experiências que se deram in loco no dia a dia da Escola de Teatro por um período aproximado de quatro anos (2014-2017), dedicou-se também a explorar e analisar uma centena de fontes documentais, reunidas nos arquivos vigentes da instituição, nas matérias de periódicos disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e no Centro de Memórias Luiza Barreto Leite – instalado na prória Escola. Por conseguinte, com a finalidade de impetrar algumas formulações teóricas, serve-se de um debate que aciona e articula ideias postuladas por Frantz Fanon, Jacques Rancière, John Dewey e Paulo Freire, dentre outros pensadores, tendo construção de conhecimento, hierarquia das inteligências, unidade de experiência e materialidade como conceitos centrais do tratado. Conclui com proposições que associam os conceitos de ausência e compromisso para pensar prática docente na escola pública com as classes populares e, em especial, na centenária Escola de Teatro Martins Penna-
Descrição: dc.descriptionLa presente tesis, defendida el 21 de agosto de 2017, fue producida en el curso de Doctorado del Programa de Post-Gaduación en Educación de la Universidad Federal Fluminense - UFF, en el campo de los Estudios del Cotidiano y de la Educación Popular, con orientación de las profs. Drsª Regila Leite Garcia (in memoriam) e Maria Teresa Esteban, e co-orientación de lo profº drº Rodrigo Torquato da Silva. El trabajo trata de una investigación que se centra y objetiva discutir cuestiones y reflexiones que permean la práctica docente en la escuela pública. En ese sentido, se fundamenta metológicamente teniendo el profesor-investigador sincronicamente como sujeto y objeto de la investigación visceral, a partir del análisis de algunos de sus recorridos de formación y, sobre todo, a partir de sus excavaciones y vivencias, respectivamente, en la memoria y en el cotidiano De la Escuela de Teatro Martins Penna - hoy Escuela Técnica Estadual de Teatro Martins Penna -, centenaria institución que es apuntada como la primera escuela pública de teatro de Brasil y la más antigua escuela pública de teatro en actividad en América Latina. Para ello, además de invertir en observaciones, conversaciones y experiencias que se dieron en el día a día de la Escuela de Teatro por un período aproximado de cuatro años (2014-2017), se dedicó también a explorar y analizar un centenar de fuentes, como las materias de revistas disponibles en la Hemeroteca Digital de la Biblioteca Nacional y en el Centro de Memorias Luiza Barreto Leite – instalado en la proria Escuela. Por lo tanto, con el fin de impetrar algunas formulaciones teóricas, se sirve de un debate que acciona y articula ideas postuladas por Frantz Fanon, Jacques Rancière John Dewey y Paulo Freire, teniendo construcción de conocimiento, jerarquía de las inteligencias, unidad de experiencia y materialidad como conceptos centrales del tratado. Concluye con proposiciones que asocian los conceptos de ausencia y compromiso para pensar práctica docente en las escuelas públicas con las clases populares y, en especial, en la centenaria Escuela Técnica Estadual de Teatro Martins Penna-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectprática docente-
Palavras-chave: dc.subjectpesquisa visceral-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de Teatro Martins Penna-
Palavras-chave: dc.subjectPráctica docente-
Palavras-chave: dc.subjectinvestigación visceral-
Palavras-chave: dc.subjectEscuela de Teatro Martins Penna-
Título: dc.titleGambiarras, tramoias cenas e esquemas prática docente, cotidiano e memória na Escola de Teatro Martins Penna-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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