Um estudo sobre o pensamento computacional e sua implementação na rede pública de ensino de Rio das Ostras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maise Dantas da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2700813865300157-
Autor(es): dc.contributorMartins, Carlos Bazilio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7702402344957598-
Autor(es): dc.contributorRocha, Danilo Artigas da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2404542754757428-
Autor(es): dc.contributorVianna, Marcilene de Fátima Dianin-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7702402344957598-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2627040140406084-
Autor(es): dc.creatorSilva, Alessandro Sampaio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776588-
Descrição: dc.descriptionO Pensamento Computacional (PC) é uma abordagem que busca desenvolver competências cognitivas, criativas e analíticas, além da capacidade de resolver problemas complexos. Essa abordagem foi incluída como um dos eixos fundamentais para o ensino de computação na educação brasileira, conforme estabelecido no documento de complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi homologado em novembro de 2022. No entanto, para a implementação efetiva do PC, é necessário compreender e explorar diferentes abordagens, como as plugadas, desplugadas e híbridas. Conforme identificado por meio de uma pesquisa bibliográfica, pode-se observar o crescimento global do ensino de Computação, liderado por EUA e China, com o Brasil se destacando apesar de uma participação modesta. A BNCC recomenda que as escolas adaptem seus currículos para que o ensino proposto seja implementado de forma adequada. Nesse sentido, foi realizado um estudo com o objetivo de mapear as escolas da rede municipal de ensino de Rio das Ostras que oferecem o ensino fundamental, através de um levantamento dos recursos tecnológicos disponíveis, bem como da infraestrutura física dessas escolas. Esse estudo visa fornecer subsídios para o planejamento adequado da implementação do ensino do PC, levando em consideração a realidade destas instituições de ensino-
Descrição: dc.descriptionThe Pensamento Computacional (PC) is an approach that seeks to develop cognitive, creative, and analytical skills, as well as the ability to solve complex problems. This approach was included as one of the fundamental pillars for teaching computing in Brazilian education, as established in the supplementary document to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), which was approved in November 2022. However, for the effective implementation of PC, it is necessary to understand and explore different approaches, such as plugged, unplugged, and hybrid approaches. As identified through a literature review, we can observe the global growth of Computing education, led by the USA and China, with Brazil standing out despite modest participation. The BNCC recommends that schools adapt their curricula so that the proposed teaching is adequately implemented. In this sense, a study was carried out with the objective of mapping the municipal schools of Rio das Ostras that offer elementary education, through a survey of the available technological resources, as well as the physical infrastructure of these schools. This study aims to provide support for the proper planning of the implementation of PC education, taking into account the reality of these educational institutions-
Descrição: dc.description142 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento computacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectComputacional Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPrimary Education-
Título: dc.titleUm estudo sobre o pensamento computacional e sua implementação na rede pública de ensino de Rio das Ostras-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.