Entre o Saber Policial e o Saber Acadêmico: uma análise do processo de inserção de policiais militares na universidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Bóris-
Autor(es): dc.creatorCastiajo, Daniel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776586-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende compreender o processo de inserção acadêmica dos estudantes do curso de tecnólogo em segurança pública e social, no pólo do Cederj/ São Gonçalo; buscando identificar a representação do conhecimento para os estudantes – policiais militares; possibilitando a compreensão de questões resultantes de possíveis conflitos. Assim, pretende- se entender como o acesso ao conhecimento afeta a desconstrução da identidade profissional dos agentes e como são administrados os conflitos existentes entre os dois modelos distintos: o saber proveniente das Ciências Sociais – passível às reflexões e questionamentos – e a formação militarista – dogmática e avessa à reflexão. A metodologia ancorou-se na etnografia, pela observação direta, entrevista norteada por um questionário semiestruturado e análise de dados qualitativos oriundos, especificamente, dos agentes da Polícia Militar, em distintas funções, posições hierárquicas, gênero e tempo de serviço, o que propiciou o entendimento do processo de inserção acadêmica dos agentes, pela análise comparativa em diferentes níveis de imersão dos estudantes.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminese-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de conflitos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação policial-
Palavras-chave: dc.subjectPolícia militar-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Policial-
Título: dc.titleEntre o Saber Policial e o Saber Acadêmico: uma análise do processo de inserção de policiais militares na universidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.