Química e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Júlio César Martins da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.creatorPinto, Gabriel Tavares de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32640-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776585-
Descrição: dc.descriptionA música está fortemente presente na vida das pessoas, sendo uma ferramenta extremamente útil no ensino. Esse trabalho busca aproveitar-se da música como instrumento facilitador da aprendizagem em química. Para isso, foi proposto aos alunos de duas turmas de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública e federal do município de Niterói que fossem produzidas paródias musicais de canções de livre escolha, versando sobre o conteúdo das quatro principais funções inorgânicas (ácido, base, sal e óxido). Cada grupo, tendo ficado responsável por uma função inorgânica, fez uma apresentação da paródia criada para a classe. Ao final foi aplicado aos estudantes um questionário opinativo. Foi possível concluir com esse trabalho que o uso de paródias musicais pode ser um instrumento facilitador para o ensino de química. No entanto, o professor deve se atentar ao perfil da turma para estimar se essa abordagem poderá ser viável.-
Descrição: dc.descriptionMusic is strongly present in people's lives, being an extremely useful tool in teaching. This work seeks to use music as an instrument to facilitate learning in chemistry. To this end, students from two 10th grade high school classes at a public and federal school in Niterói city were asked to produce musical parodies of songs of their choice, dealing with the content of the four main inorganic compounds classes (acid, base, salt, and oxide). Each group, having been held responsible for one type of inorganic compound, presented the created parodies to the class. At the end, an opinion questionnaire was assigned to the students. It was possible to conclude from this work that the use of musical parodies can be a facilitating instrument for teaching chemistry. However, the teacher ought to pay attention to the class profile to estimate whether this approach could be feasible.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectParódias musicais-
Palavras-chave: dc.subjectFunções inorgânicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica na educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectMusical parodies-
Palavras-chave: dc.subjectInorganic functions-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleQuímica e música: o uso de paródias como instrumento de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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