Mídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorPuggian, Cleonice-
Autor(es): dc.creatorCoaracy, Lucas Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23514-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776574-
Descrição: dc.descriptionEssa dissertação teve como finalidade compreender os usos e as representações sociais das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) por alunos no cotidiano escolar. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com alunos do segundo segmento do ensino fundamental numa escola municipal de Niterói, RJ, a partir de uma abordagem multimétodos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), que se desenvolveu articulando a abordagem etnográfica (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009, 2011a, 2011b) com metodologias do campo da Teoria das Representações Sociais (TRS) (MOSCOVICI, 1994, 2007). Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, grupo focal e questionário de evocação livre. A análise dos dados, realizada com o auxílio dos softwares Atlas.ti e openEVOC, tem como fundamentação a abordagem estrutural da TRS - a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 2000; SÁ, 1996) - e a análise categorial (BARDIN, 2009). Os resultados apontaram que a representações sociais das TDICs têm os dispositivos móveis em seu núcleo central, organizando-se e dando sentido a demais elementos da representação. A frequência de compartilhamentos e os modos de utilização das TDICs pelos alunos denota um forte aspecto de socialização em seus usos, configurando modos de ação e significação que situam as interações num contexto de busca de autonomia na construção de saberes e maior identificação social com seus pares no espaço escolar. Conclui-se que, para uma que haja uma educação que articule as estruturas da instituição escolar e os modos de viver dos jovens contemporâneos numa perspectiva libertadora e problematizadora, curiosa e crítica (FREIRE, 2000) frente às tecnologias na sociedade midiatizada (THOMPSON, 1998, 2018; HJARVARD, 2014, 2015), deve- se estar atento aos modos como os sujeitos empregam seus usos enquanto táticas (CERTEAU, 1998) buscando a reinvenção do cotidiano em interface com as mídias e o contexto educativo.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aimed to understand the uses and social representations of Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) by students in everyday school life. To achieve this goal, the research was carried out with students from the second segment of elementary school in a municipal school in Niterói, RJ, using a multi-method approach (JOHNSON and ONWUEGBUZIE, 2004), which was developed articulating the ethnographic approach (PERUZZO, 2003; MATTOS, 2009; 2011a; 2011b) with methodologies from the field of Social Representations Theory (TRS) (MOSCOVICI 1994; 2007). The research instruments were participant observation, focus group and free recall questionnaire. Data analysis, carried out with the help of Atlas.ti and openEVOC software, is based on the structural approach of TRS - the Central Core Theory (ABRIC, 2000, SÁ, 1996) - and category analysis (BARDIN, 2009). The results showed that the social representations of TDICs have mobile devices at their central core, organizing themselves and giving meaning to other elements of the representation. The frequency of sharing and modes of use of TDICs by students denotes a strong aspect of socialization in their uses, configuring modes of action and meaning that place interactions in a context of autonomy seeking in the construction of knowledge and greater social identification with their peers in the school space. It is concluded that, for there to be an education that articulates the structures of the school institution and the ways of living of contemporary young people in a liberating and problematizing, curious and critical perspective (FREIRE, 2000) in the context of technologies in the mediatized society (THOMPSON, 1998; 2018; HJARVARD, 2014; 2015), one must be aware of the ways in which subjects employ their uses as tactics (CERTEAU, 1998), seeking to reinvent everyday life in an interface with the media and the educational context.-
Descrição: dc.description117f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação e Educação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectMídias Digitais-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication and Education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Information and Communication Technologies-
Palavras-chave: dc.subjectDaily-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Representations-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Media-
Título: dc.titleMídias no cotidiano escolar: usos e representações sociais de tecnologias digitais de informação e comunicação pelos alunos-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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