Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto Junior, Antonio Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4137608617042010 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Cláudia Henschel | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3127001494331912 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tardivo, Leila Salomão de La Plata Cury | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2830079727932021 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lavínia Ramos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776572 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como principal objetivo elucidar a maneira com que a clínica psicanalítica compreende e intervém em casos cuja etiologia se encontra em questões primitivas, anteriores à integração do Eu. Para tanto, é feita uma recapitulação teórica acerca dos principais pontos das teorias de Melanie Klein e Donald W. Winnicott no que se refere ao desenvolvimento emocional, seguido por uma explanação teórica da clínica psicanalítica em cada um dos autores. Em vista de compreender os fenômenos e processos inconscientes nessas condições, como método, descreve-se um Estudo de Caso de uma paciente cuja psicodinâmica alude para o primitivo. Os resultados demonstram a importância de um setting facilitador para a integração do Eu no qual preponderam os mecanismos de natureza esquizoparanóides, em especial a cisão e a inveja, como expressão importante do sadismo. Além disso, os resultados demonstram a importância de uma clínica pautada pela identificação das necessidades do paciente e na sustentação (holding) de suas angústias | - |
Descrição: dc.description | The present study has as its main objective to elucidate the way in which the psychoanalytic clinic understands and intervenes in cases whose etiology is found in primitive issues, prior to the integration of the Self. Therefore, a theoretical recapitulation is made about the main points of Melanie Klein and Donald W. Winnicott's theories regarding emotional development, followed by a theoretical explanation of the psychoanalytic clinic in each of the authors. In order to understand the phenomena and unconscious processes in these conditions, as a method, a Case Study of a patient whose psychodynamics alludes to the primitive is described. The results demonstrate the importance of a facilitating setting for the integration of the Self in which paranoid- schizoid mechanisms prevail, especially splitting and envy, as an important expression of sadism. In addition, the results demonstrate the importance of a clinic guided by the identification of the patient's needs and the holding of their anguish | - |
Descrição: dc.description | 52 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento emocional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de caso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento afetivo-emocional (Psicanálise) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angústia (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emotional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychotherapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
Título: dc.title | A clínica psicanalítica com pacientes difíceis: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: