PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA . ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorMotta, Ana Lucia Torres Seroa da-
Autor(es): dc.contributorCPF:49558161772-
Autor(es): dc.contributorRocha, Marcius Hollanda Pereira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:36297054720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723151D8-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Ricardo Seperuelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776559-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the present study is to investigate aspects related to practices in Corporate Governance among organizations focused on educational services in the state of Rio de Janeiro. Corporate Governance practices were analyzed and compared to the Governance recommendations published by IBGC (Brazilian Institute of Corporate Governance), identifying which organizations were in better condition to manage their internal processes. The research was qualitative and descriptive, since the information obtained cannot be quantified. Data were analyzed inductively, and interpretation of phenomena and attribution of meanings are essential tasks in the research process. It was concluded that Governance practices exist in the Institutions under study, but they are tacit and informal. Thus, there is opportunity for management actions supported by internal controls, able to reduce risks and provide quality to the services offered by the Institutions.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo investigar aspectos relacionados às práticas de Governança Corporativa em organizações de serviços educacionais, no Estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma análise das práticas de governança corporativa.nas organizações estudadas, comparando-as com as recomendações sobre Governança publicadas pelo IBGC, identificando quais organizações se encontram em melhores condições para gerenciar seus processos internos. Esta pesquisa é qualitativa e descritiva, pelas informações obtidas não poderem ser quantificáveis e os dados analisados indutivamente e a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa. Conclui-se que existem práticas de Governança nas Instituições estudas, porém de maneira tácita e informal gerando oportunidade para atuação de uma gestão sustentada por controles internos, capazes de mitigar riscos e proporcionar qualidade nos serviços prestados pela Instituição.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGovernança corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectserviços educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectqualidade em serviços-
Palavras-chave: dc.subjectcorporate governance-
Palavras-chave: dc.subjecteducational services-
Palavras-chave: dc.subjectquality in services-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titlePRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA . ESTUDO DE CASO EM ORGANIZAÇÕES DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.