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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pedroza, Bruno Campos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pardal, Juan Manuel | - |
Autor(es): dc.contributor | Benini, Lucas | - |
Autor(es): dc.creator | Pimentel, Gustavo Godoi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24537 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776556 | - |
Descrição: dc.description | Estuda-se neste trabalho o funcionamento do sistema de escape de um motor de combustão interna de quatro tempos para uso em uma equipe de Fórmula SAE, visando aumentar o desempenho do motor em um faixa de rotações específica. Através da aplicação de cálculos analíticos, obtém-se diferentes valores de comprimento e diâmetro para uso nos dutos do sistema de escape. Após o cálculo analítico, os valores encontrados são aplicados em um software 1D que simula o comportamento do motor, então, diferentes curvas de torque e potência, em diferentes configurações de sistemas, são obtidas e comparadas. Escolhe-se então, uma configuração que apresenta os melhores resultados dentro dos objetivos inicialmente propostos e verifica-se a viabilidade das dimensões escolhidas, através da comparação com dutos de dimensões comerciais. Ao final do trabalho, o objetivo proposto é alcançado, assim como a configuração e dimensões mais adequadas são determinadas. O trabalho desenvolvido permite a constatação de como as variações das dimensões do sistema de escape influenciam no comportamento do motor. | - |
Descrição: dc.description | In this work, the functioning of the exhaust system of a four-stroke internal combustion engine for use in a Formula SAE team is studied, aiming at increasing the engine's performance in a specific rpm range. Through the application of analytical calculations, different values of length and diameter are obtained for use in the exhaust system ducts. After the analytical calculation, the found values are applied in a 1D software that simulates the motor behavior, then, different torque and power curves, in different system configurations, are obtained and compared. Then, a configuration that presents the best results within the initially proposed objectives is chosen and the viability of the chosen dimensions is verified, through the comparison with ducts of commercial dimensions. At the end of the work, the proposed objective is reached, as well as the most adequate configuration and dimensions are determined. The work developed allows us to verify how the variations in the dimensions of the exhaust system influence the behavior of the engine. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de escape | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fórmula SAE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensionamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motocicleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motor à gasolina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exhaust system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sizing | - |
Palavras-chave: dc.subject | WAVE | - |
Título: dc.title | Dimensionamento de um sistema de escape para motor de um protótipo de fórmula SAE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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