Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Sonia Regina Alves Nogueira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barrelo Jr, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fernando Luiz de Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Jonatan Lins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:44:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:44:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26611 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776554 | - |
Descrição: dc.description | Um grande problema relacionado ao ensino de ciências, em especial a física, ocorre devido ao ensino tradicional não conseguir vencer a barreira entre o conteúdo visto em sala de aula e a realidade dos educandos, tornando a disciplina desprazerosa, sem significado e muitas vezes vista como um obstáculo na vida do educando. As atividades experimentais são consideradas uma boa solução a essa barreira, porém se feitas apenas como práticas demonstrativas ou como verificação de leis e teorias, onde não é permitido ao educando realizar reflexões acerca do experimento realizado, terão sua efetividade reduzidas, tornando-se apenas atividades lúdicas para chamar a atenção dos alunos. Neste sentido é observado que as atividades de caráter investigativo proporcionam melhor desenvolvimento de habilidades de debate, análise, senso crítico entre outras. Porém a implementação dessas atividades não é algo fácil evidenciando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Uma forma de vencer essa barreira de conexão entre a realidade e os conteúdos teóricos é utilizando a tecnologia que é amplamente presente na realidade dos estudantes e suas relações com a ciência e sociedade. Nesse sentido este trabalho apresenta uma proposta didático-pedagógica que faz uso de robôs para trabalhar os conceitos físicos de movimento circular e associação de engrenagens a partir de uma metodologia problematizadora permitindo ao educando perceber-se inserido em uma realidade que é rodeada por robôs. | - |
Descrição: dc.description | A major problem related to science teaching, especially physics, occurs because the traditional teaching is not able to overcome the barrier between the content seen in the classroom and the reality of the students, making the subject unpleasant, meaningless and often seen as obstacle in the student's life. Experimental activities are considered a good solution to this barrier, but they are made only as demonstrative practices or as verification of rules and theories, where the student is not allowed to reflect on the experiment developed, their effectiveness are reduced, becoming just activities games to get students' attention. In this sense, it is observed that investigative activities provide better development of skills for debate, analysis, critical thinking, among others. However, the implementation of these activities is not easy, highlighting the need and importance of continuing teacher education. One way to overcome this connection barrier between reality and theoretical content is by using technology that is widely present in the reality of students and their relationships with science and society. In this sense, this work presents a didactic-pedagogical proposal that makes use of robots to work the physical concepts of circular movement and association of gears from a problematizing methodology allowing the student to perceive himself inserted in a reality that is surrounded by robots. | - |
Descrição: dc.description | 82 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação problematizadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação problematizadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento circular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematização no ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação problematizadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problematic experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Título: dc.title | Problematização no ensino de física: robótica e movimento circular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: