Atividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.contributorPonciano, Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.creatorPereira, Dayane Loren-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:44:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:44:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4930-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/776552-
Descrição: dc.descriptionA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio. A partir da experiência vivenciada durante o período de dois anos no pré-vestibular comunitário “Oficina do Saber” e com a perspectiva de colaborar no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, propomos, neste trabalho, algumas alternativas metodológicas, incluindo a aplicação de jogos educativos e utilização de recursos de multimídia, na intenção de introduzir o tema de Astronomia nas aulas de Física, alvo de grande interesse dos alunos, em todos os níveis de escolaridade. Esta proposta, que leva em consideração a prática do professor reflexivo e procura destacar a importância da utilização de estratégias diferenciadas, se vale das principais ideias da Andragogia, método de aprendizado voltado exclusivamente para adultos. Sua técnica considera os fatores que levam o aluno a voltar a estudar e sua prática se baseia em três pilares: a participação dos alunos, a flexibilidade em entender a posição do aluno e suas limitações, e o processo em si de aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThe Youth and Adult Education is a form of basic education for young people and adults who did not have access or completed the studies in elementary school and in high school. From the experience lived during the period of two years in the community pre-vestibular “Oficina do Saber” and with the objective of collaborating in the teaching and learning process of young people and adults, we propose in this paper some methodological alternatives, including the application of educational games and use of multimedia resources, intending to introduce the theme of Astronomy in Physics classes, subject of great interest to students at all educational levels. This proposal, which takes into account the practice of reflective teacher and seeks to highlight the importance of using different strategies, draws on the main ideas of Andragogy, learning method aimed exclusively for adults. Its technique considers the factors that take the student back to school and its practice is based on three pillars: student participation, flexibility in understanding the position of the student and their limitations, and the process itself of learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAndragogia-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade lúdica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectAndragogy-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleAtividades lúdicas no ensino de física para jovens e adultos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.